![]() |
Foto: Escola Wolf Maya |
O mercado hoje exige especificações e qualificações em todas as áreas. Para os atores o trabalho não é diferente. Repertório cultural, técnica e criatividade são requisitos obrigatórios para as demandas da profissão. Muitos se enganam ao acreditarem que apenas a beleza transforma alguém em ator ou atriz. Um rostinho bonito ajuda a valorizar a imagem de um artista, mas não é garantia de nada. O fato é que sem estudo e técnica ninguém sobrevive por muito tempo nem nas telinhas e muito menos nos palcos.
![]() |
Foto: Indac |
E é isso o que uma boa escola de interpretação pode dar. Condições adequadas estão ligadas na maioria dos cursos a uma tradição seguida à risca como acontece na Inglaterra, França e os Estados Unidos, em que o teatro e o cinema, por exemplo, têm por base grandes interpretações. Nesses lugares, as escolas são excepcionais e os atores preparadíssimos para a realidade de cada um deles. O Brasil, desde a década de 1980 caminha para esse profissionalismo. É certo que seus passos são mais demorados, porém, emissoras, teatros e produtoras exigem agora que o artista seja registrado, que tenha o documento da DRT- Delegacia Regional do Trabalho habilitado a atuar, ou um diploma universitário.
![]() |
Foto: divulgação |
O discernimento tem ficado tão claro que há dois meses, o Teatro Escola Célia Helena abriu a Escola Superior de Artes Célia Helena com autorização do MEC- Ministério da Educação. Depois de 30 anos de experiências dedicados à formação do ator, o curso profissionalizante é agora oferecido também como curso superior: Bacharelado em Artes Cênicas com duração de três anos. Outra novidade da instituição é uma biblioteca que guarda cerca de 10 mil títulos em seu acervo.
Uma escola que também tem sido bastante procurada pelo público de artistas é a dirigida pelo ator e diretor de novelas Wolf Maya. O diretor artístico da instituição Hudson Glauber resume os objetivos do curso: formar atores completos em todas as suas potencialidades, ou seja, que atue no teatro, na televisão, no cinema, além de saber cantar e dançar. "Em nosso site, Wolf Maya tem uma afirmação muito interessante a respeito: O ator moderno deve ser autêntico, ter estilo próprio, transmitir a verdade do autor, ter conhecimento técnico, cultura e integração com os meios de comunicação da sua época."
![]() |
Foto: Escola Wolf Maya |
Basicamente, todos os cursos de teatro citados acima oferecem três etapas num período de 2 a 4 anos: 1) Teórico/Prático Teorias e práticas da interpretação. Consciência e prática do uso da própria voz e da expressão corporal. Linguagem e estética da arte do ator. Noções de linguagem do uso da maquiagem, luz e figurino relacionados a arte do ator. Composição e entendimento do personagem a partir do texto. Exercício da criação de um personagem em várias situações. 2 - Prática específica O aprendizado prático é mais sutil. O aluno será exposto, ao longo do curso todo, a continuos exercícios de criação focados sobretudo na interpretação; mas também diversos outros focados exclusivamente em outros aspectos da prática do ator, que isolados poderão ser desenvolvidos melhor. E o caso de exercícios criativos do uso da voz e outros ainda no uso do corpo. Nesse processo é onde o aluno encontra o melhor espaço para desenvolver sua linguagem pessoal e compreender o uso prático de diversas técnicas. 3 - Montagem A cada semestre há um espaço específico para uma montagem completa de peça teatral, nesse processo o aluno vai exercitar o conhecimento dos outros processos mas agora de uma forma integrada, relacionada. Outro aspecto fundamental da Montagem é o aprendizado da coletividade, pois a profissão do ator, mesmo fazendo um monólogo no teatro, exige o contínuo diálogo com outros atores e criadores (diretor, cenógrafo, figurinista,etc). |
Saiba aonde alguns artistas famosos estudaram: ? Carolina Kasting- Escola de Teatro Célia Helena ? Flávia Alessandra- Studio Beto Silveira ? Guilherme Goski- Escola Wolf Maya ? Marjorie Estiano- Escola Wolf Maya ? Malvino Salvador- Studio Fátima Toledo ? Marcos Mion- Escola de Teatro Célia Helena ? Mayana Neiva- Escola de Teatro Célia Helena ? Nanda Costa- Escola Wolf Maya ? Natália Rodrigues- Escola de Teatro Célia Helena ? Paola Oliveira- Escola Wolf Maya ? Tânia Calil- Escola Wolf Maya |
Serviço:
Escola Wolf Maia
Shopping Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, nº569 3º piso - Cerqueira César
São Paulo/SP
Tel: (11) 3472-2444
Escola de Teatro Célia Helena
Endereço: Avenida São Gabriel, 462
Tel:38849414
Curso Beto Silveira
Endereço: Praça Baronesa de Bocaína, 57-Metrô Vila Madalena
Tel: 3578 1202
Oficina de Atores Nilton Travesso
Endereço: Rua: Capote Valente, 667 - Pinheiros
Tel: (11) 3088.1258 e 3081.5493
Faculdade Anhembi Morumbi
Endereço: Rua Casa do Ator, 90
Tel.: (11) 3847-3184
Indac
Endereço: Rua Coronel Melo de Oliveira, 188 -Pompéia
Tel: 3862 0947
Fátima Toledo
Endereço: Rua Bagé,194 - Vila Mariana S.Paulo - SP
Tel: (11) 5549-5087
Colaboraram:
Hudson Glauber- diretor artístico da Escola Wolf Maya.
Josemir Kowalick- diretor pedagógico da Escola Wolf Maya.
Maucir Zamberlan- diretor do curso de Teatro Indac.
Acácio Ribeiro- coordenador do curso de teatro da faculdade Anhembi Morumbi- Vallim Jr.
Atualizado em 10 Abr 2012.