Guia da Semana

Foto: Escola Wolf Maya


O mercado hoje exige especificações e qualificações em todas as áreas. Para os atores o trabalho não é diferente. Repertório cultural, técnica e criatividade são requisitos obrigatórios para as demandas da profissão. Muitos se enganam ao acreditarem que apenas a beleza transforma alguém em ator ou atriz. Um rostinho bonito ajuda a valorizar a imagem de um artista, mas não é garantia de nada. O fato é que sem estudo e técnica ninguém sobrevive por muito tempo nem nas telinhas e muito menos nos palcos.

Foto: Indac
A escolha pelo universo da atuação vem acompanhada de tensão e cobrança, por isso uma formação profissional ou acadêmica é necessária assim como para outros ofícios.O diretor do Curso Indac Maucir Zamberlan acredita que o ator sempre precisou de um embasamento teórico e prático, mas que antigamente a arte cênica era menos rígida do que hoje, "É difícil ter calma atualmente, alguns trabalhos de teatro são desenvolvidos em poucas semanas, outros de televisão, em horas. Muitos talentos promissores são destruídos por serem jogados sem preparação nesse universo. Mas, mesmo os atores que resistem quase sempre ficam bem abaixo do que poderiam render se tivessem uma formação sólida, de base teatral e feita em condições adequadas."


E é isso o que uma boa escola de interpretação pode dar. Condições adequadas estão ligadas na maioria dos cursos a uma tradição seguida à risca como acontece na Inglaterra, França e os Estados Unidos, em que o teatro e o cinema, por exemplo, têm por base grandes interpretações. Nesses lugares, as escolas são excepcionais e os atores preparadíssimos para a realidade de cada um deles. O Brasil, desde a década de 1980 caminha para esse profissionalismo. É certo que seus passos são mais demorados, porém, emissoras, teatros e produtoras exigem agora que o artista seja registrado, que tenha o documento da DRT- Delegacia Regional do Trabalho habilitado a atuar, ou um diploma universitário.

Foto: divulgação
Aulas de corpo, leitura, interpretação, história, filosofia, voz, maquiagem, entre outras são no mínimo o ponto de partida para alguém se tornar um ator. A sala de aula passou a ser o engate de uma carreira no teatro. Para o coordenador do curso de teatro da Anhembi Morumbi Acácio Ribeiro, um ator, por mais talentoso que seja, precisa organizar e sistematizar sua formação e a escola trata de fazer isso por ele. "Ele precisa utilizar bem seus recursos expressivos, usar bem a voz e o corpo, saber trabalhar em grupo porque o teatro é uma arte coletiva, ter imaginação para criar personagens verdadeiros e, acima de tudo, ter ética diante da profissão e da vida".

O discernimento tem ficado tão claro que há dois meses, o Teatro Escola Célia Helena abriu a Escola Superior de Artes Célia Helena com autorização do MEC- Ministério da Educação. Depois de 30 anos de experiências dedicados à formação do ator, o curso profissionalizante é agora oferecido também como curso superior: Bacharelado em Artes Cênicas com duração de três anos. Outra novidade da instituição é uma biblioteca que guarda cerca de 10 mil títulos em seu acervo.

Uma escola que também tem sido bastante procurada pelo público de artistas é a dirigida pelo ator e diretor de novelas Wolf Maya. O diretor artístico da instituição Hudson Glauber resume os objetivos do curso: formar atores completos em todas as suas potencialidades, ou seja, que atue no teatro, na televisão, no cinema, além de saber cantar e dançar. "Em nosso site, Wolf Maya tem uma afirmação muito interessante a respeito: O ator moderno deve ser autêntico, ter estilo próprio, transmitir a verdade do autor, ter conhecimento técnico, cultura e integração com os meios de comunicação da sua época."

Foto: Escola Wolf Maya
Pessoas interessadas na profissão migram de todos os cantos do país para o São Paulo à procura de renomados cursos. Cerca de 200 alunos se formam por ano em faculdades e cursos profissionalizantes de teatro na cidade. O aluno pode escolher qual escola tem o seu perfil. Algumas são mais voltadas ao teatro mesmo, outras à tv e cinema. Além disso, a faixa etária, o turno, o objetivo das escolas também devem ser levados em conta na hora de optar por um curso sério.

Basicamente, todos os cursos de teatro citados acima oferecem três etapas num período de 2 a 4 anos:
1) Teórico/Prático
Teorias e práticas da interpretação. Consciência e prática do uso da própria voz e da expressão corporal. Linguagem e estética da arte do ator. Noções de linguagem do uso da maquiagem, luz e figurino relacionados a arte do ator. Composição e entendimento do personagem a partir do texto. Exercício da criação de um personagem em várias situações.

2 - Prática específica
O aprendizado prático é mais sutil. O aluno será exposto, ao longo do curso todo, a continuos exercícios de criação focados sobretudo na interpretação; mas também diversos outros focados exclusivamente em outros aspectos da prática do ator, que isolados poderão ser desenvolvidos melhor. E o caso de exercícios criativos do uso da voz e outros ainda no uso do corpo. Nesse processo é onde o aluno encontra o melhor espaço para desenvolver sua linguagem pessoal e compreender o uso prático de diversas técnicas.

3 - Montagem
A cada semestre há um espaço específico para uma montagem completa de peça teatral, nesse processo o aluno vai exercitar o conhecimento dos outros processos mas agora de uma forma integrada, relacionada. Outro aspecto fundamental da Montagem é o aprendizado da coletividade, pois a profissão do ator, mesmo fazendo um monólogo no teatro, exige o contínuo diálogo com outros atores e criadores (diretor, cenógrafo, figurinista,etc).


Saiba aonde alguns artistas famosos estudaram:
? Carolina Kasting- Escola de Teatro Célia Helena
? Flávia Alessandra- Studio Beto Silveira
? Guilherme Goski- Escola Wolf Maya
? Marjorie Estiano- Escola Wolf Maya
? Malvino Salvador- Studio Fátima Toledo
? Marcos Mion- Escola de Teatro Célia Helena
? Mayana Neiva- Escola de Teatro Célia Helena
? Nanda Costa- Escola Wolf Maya
? Natália Rodrigues- Escola de Teatro Célia Helena
? Paola Oliveira- Escola Wolf Maya
? Tânia Calil- Escola Wolf Maya


Serviço:
Escola Wolf Maia
Shopping Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, nº569 3º piso - Cerqueira César
São Paulo/SP
Tel: (11) 3472-2444

Escola de Teatro Célia Helena
Endereço: Avenida São Gabriel, 462
Tel:38849414

Curso Beto Silveira
Endereço: Praça Baronesa de Bocaína, 57-Metrô Vila Madalena
Tel: 3578 1202

Oficina de Atores Nilton Travesso
Endereço: Rua: Capote Valente, 667 - Pinheiros
Tel: (11) 3088.1258 e 3081.5493

Faculdade Anhembi Morumbi
Endereço: Rua Casa do Ator, 90
Tel.: (11) 3847-3184

Indac
Endereço: Rua Coronel Melo de Oliveira, 188 -Pompéia
Tel: 3862 0947

Fátima Toledo
Endereço: Rua Bagé,194 - Vila Mariana S.Paulo - SP
Tel: (11) 5549-5087

Colaboraram:
Hudson Glauber- diretor artístico da Escola Wolf Maya.
Josemir Kowalick- diretor pedagógico da Escola Wolf Maya.
Maucir Zamberlan- diretor do curso de Teatro Indac.
Acácio Ribeiro- coordenador do curso de teatro da faculdade Anhembi Morumbi- Vallim Jr.

Atualizado em 10 Abr 2012.