Guia da Semana

Foto: Divulgação/My Space


O que lembra Seattle dos anos 90? Se você disser grunge, a resposta, em partes, está correta, mas quais são as bandas do período? Nirvana? Pearl Jam? Soundgarden?

Sim também, mas a cena musical que existia na cidade era muito maior do que apenas essas bandas que alcançaram a fama na grande mídia. Na mesma época que a cidade alcançava o mainstream (por meio da música, é claro), uma banda em especial começava a aparecer dentro do underground com um som mais "sujo", misturando referências que iam desde o punk rock e o hardcore tradicional até o tal som grunge característico, com guitarras pesadas e as famosas camisas de flanela: o Seaweed.

A banda foi formada em 1989 no estado de Washington (mais precisamente, na cidade de Tacoma) e encerrou as atividades (de maneira não oficial) em 1999, após a turnê no Brasil, quando excursionaram com o Garage Fuzz, importantíssima banda nacional.

Assim como outras bandas norte-americanas da mesma época, o Seaweed excursionou exaustivamente pela América. Foram bandas suporte do Green Day, Bad Religion, entre outras.

Durante os quase dez anos de carreira, lançaram cinco discos além de alguns EPs, e tiveram participações em coletâneas, da mesma maneira que tantas outras bandas underground dos anos 90 participaram.

Com o disco Four, de 1993, a banda alcançou alguma atenção da MTV, que chegou a veicular o videoclipe de Kid Candy. Em 2008, os caras se reuniram para fazer três apresentações especiais, não deixando muito claro se isso era uma volta da banda ou não.

Pois bem, o que os fãs tanto aguardaram agora parece acontecer. O reunido Seaweed anunciou um novo compacto no site No Idea Records. O disquinho saiu no dia 4 de junho com duas músicas inéditas: Service Deck e The Weight. A pré-venda já está rolando no site da gravadora.

Será que ainda é cedo pra sonhar com outro show aqui pelo Brasilzão? Nós, fãs, aguardamos ansiosamente para ouvir e, quem sabe, vê-los ao vivo novamente. Uma coisa é certa: mesmo sem ouvir o disquinho, eu já tenho certeza de que é coisa boa.


Leia as colunas anteriores de Thiago de Oliveira:

Kyuss no Brasil

xTreme Noise Festival

Avenged Sevenfold

Quem é o colunista: Thiago de Oliveira, Thiagones.

O que faz: Tecnólogo em informática/desenvolvimento de sistemas, e músico quando me é permitido.

Pecado Gastronômico: Massa, molho e queijo!


Melhor lugar do mundo: O Meu Quarto.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Matisyahu Novo (disco Light), Snowing, Farside, I Shot Cyrus e algumas barulheiras.

Fale com ele: [email protected]



Atualizado em 6 Set 2011.