Guia da Semana

O período de férias chegou e, com ele, diversos museus e centros culturais de São Paulo promovem programações especiais focadas para entreter crianças e adultos. O SESC, em suas diferentes unidades, tem opções incríveis.

Entre exposições, clube de leitura e até atividades físicas, confira mais de 15 programas nos Sescs de SP para te entreter nessas férias:

SESC BELENZINHO

RETRATO POPULAR - DO VERNÁCULO AO ESPETÁCULO

A exposição apresenta um resgate da tradição do Retrato Popular, como patrimônio dentro do panorama da fotografia contemporânea. Exibição do acervo do Museu da Cultura Cearense do Centro Cultural Dragão do Mar, que contempla um acervo rico em fotografias como ex-voto, em molduras originais, cartões e retratos pintados, monóculos e lambe-lambes, fotopinturas e cartões postais. Uma reflexão sobre o ofício que se mantém e foi capaz de agregar as novas tecnologias sem perder suas características plásticas. O acervo é composto por registros anônimos e também imagens dos retratistas Luiz Santos, Mestre Júlio Santos, Tiago Santana e Tonho Ceará.

Data: até 31 de julho
Horário:
de terça a sábado, das 10h às 21h e domingos e feriados, das 10h às 19h30
Preço: Grátis

AS REDES E NÓS

"As redes e nós" é uma atividade que vai estimular a criação entre a criança e quem estiver acompanhndo. O tema da rede traz a oportunidade de conversar, tomar contato e fazer relações com fatos antigos e recentes (as redes de pesca e as redes sociais), com metáforas e realidades (problemas ambientais , o imaginário dos mistérios do mar e temas do que fica e o que vai , o que se prende ou não, o que passa e o que dá nó), brincar e realizar um trabalho artístico. A atividade é recomendada para maiores de 4 anos.

Local: Espaço de Brincar
Datas: de 6 a 13 de julho
Horários: Quartas, das 14h às 16h
Preço: Grátis

ATELIÊ ABERTO DE FANZINES

O ateliê aberto de fanzines promove a criação de "zines", como também são conhecidos, em diversos formatos e diferentes materiais como fitas adesivas, papeis recortados e etiquetas. A atividade é destinada a crianças de 6 a 12 anos acompanhados de um adulto responsável.

Datas: de 6 a 10 de julho e de 13 a 17 de julho
Horários:
Quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 11h30 às 16h30
Preço:
Grátis (disponibilidade conforme lotação da sala)

PROJETO BRASIL - TEATRO

Com estreia em São Paulo, o novo espetáculo da companhia brasileira de teatro é resultado de dois anos de pesquisas e trabalho nas cinco regiões brasileiras, e traz um conjunto de performances criadas a partir da reflexão dos artistas sobre o país. A impossibilidade de dar conta de tudo por meio da palavra também refletiu o formato do trabalho, com uma aproximação no rumo de outras formas de expressão como a performance. Assim, a obra apresenta um conjunto heterogêneo que inclui palavras, performances, música e teatro. Assumindo os riscos de criar uma peça a partir do olhar para o país num momento como hoje, são tratados temas como política, igualdade, consumismo exacerbado, economia de mercado, ética, o caráter descartável de tudo na sociedade, e a ânsia por compreender e se comunicar.

Duração: 80 minutos
Local:
Sala de Espetáculos I
Datas: de 7 a 17 de julho
Horários:
De quinta a sábado, às 21h30 e domingos, às 18h30
Preço: Grátis

CLUBINHO DE LEITURA DE FÉRIAS

Contar histórias para as crianças é um hábito muito prazeroso, tanto para os pequenos, quanto para os adultos. Além de ajudá-los a aguçar a criatividade, o momento da leitura estreita as relações.

Para proporcionar momentos assim entre adultos e crianças, acontece, durante a programação de férias, a primeira edição do Clubinho e Leitura de Férias. Trata-se de uma série de quatro encontros dedicados à leitura compartilhada de quatro livros que abordam um tema em comum. Esta leitura será feita com a participação de crianças acompanhadas dos responsáveis e será permeada por músicas criadas pela Cia. Circo de Trapo, exclusivas para cada uma das histórias.

Datas: de 12 a 21 de julho
Horários: Terças e quintas, das 14h às 16h
Preço: Grátis

LIVRO, PALAVRA LIVRE

Os artistas trazem consigo malas, o curioso é que dentro delas há o bilhete de passagem para viagens diversas: uma série de livros de tamanhos, papéis e formatos diferentes. Cheio de histórias, personagens, intrigas e brincadeiras. Contam essas histórias, mediando a leitura, para que o que está dentro do papel ganhe espaço e possa entrar nas mentes e corações dos ouvintes.

Datas: até dia 28 de agosto
Horários: Sábados e domingos, das 14h às 16h
Preço:
Grátis

SESC CONSOLAÇÃO

LASTRO EM CAMPO

Lastro em Campo apresenta o resultado de 15 projetos de pesquisas artísticas e curatoriais desenvolvidos por onze artistas brasileiros e um guatemalteco durante o período de 5 meses de residência coletiva em países da América Central (Panamá e Guatemala) e México – em comemoração aos 10 anos da Rede Lastro - Intercâmbios Livres em Arte. Complementando a exposição, um ciclo de cursos e workshops, mostra de filmes, agrupamentos de livros e encontros temáticos, apresentando um pouco da atmosfera cultural de cada país visitado e aproximando o público do cotidiano vivido pelo grupo em viagem.

Datas: até dia 30 de julho
Horários: De segunda a sexta, das 11h30 às 21h30. Sábados , das 14h às 16h
Preço: Grátis

PROCESSO PEDAGÓGICO DA CRIAÇÃO DRAMATURGICA


O conteúdo programático parte da análise de conceitos, com o intuito de decifrar o imaginário dramatúrgico, abarcando as mais variadas correntes estéticas e ideológicas, culminando nas possibilidades da escrita teatral contemporânea.

Datas: até dia 30 de julho
Horários: De segunda a sexta, das 11h30 às 21h30. Sábados , das 14h às 16h
Preço:
Grátis

BLANCHE


O novo espetáculo dirigido por Antunes Filho é falado em fonemol, uma língua imaginária, e inspirado em Tennessee Williams. Cada espectador poderá criar e imaginar sua própria dramaturgia, cena por cena.

É a história de duas irmãs: Stella e Blanche Dubois. Depois de muitos anos afastadas, as irmãs se reencontram após a perda da propriedade da família. Blanche terá o desprazer de conhecer o cunhado, Stanley Kowalski, e enfrentar todas as suas desconfianças.

Datas: de 7 de julho a 1 de outubro
Horários: Quintas e sextas às 20h, sábados às 17h
Preço: de R$9 a R$30

IOGA PARA CRIANÇAS

O Yoga para Crianças é uma maneira divertida de desenvolver habilidades importantes em um ambiente não competitivo. Praticar yoga com crianças é criar uma atmosfera acolhedora que as encoraje a relaxar e se divertir enquanto desenvolvem não apenas força, coordenação, flexibilidade e equilíbrio, mas também consciência, melhora na capacidade de concentração, foco e autoconfiança.
Com Lígia Ferraro.

Data: 9 de julho
Horários: Sábados, das 14h às 15h
Preço: Grátis

SESC VILA MARIANA

ESPAÇO BRINCAR

Espaço voltado a crianças de 0 a 6 anos, acompanhadas de seus responsáveis, que valoriza a ação do brincar, preferencialmente de modo coletivo, onde a convivência entre gerações é motivada a partir da relação lúdica com o espaço.

Datas: Até 30 de dezembro
Horários: De terça a domingo, das 10h às 18h
Preço:
Grátis

PROVOCAR URBANOS: INQUIETAÇÕES SOBRE A CIDADE

A exposição "Provocar Urbanos: Inquietações Sobre a Cidade" propõe reflexões e ações sobre o direito pleno à cidade, considerando as dimensões individuais, sociais e políticas ao problematizar as potencialidades e desafios do espaço urbano.

Composta por nove instalações criadas por artistas e coletivos contemporâneos, a exposição propõe dialogar com o público sobre as complexas configurações da vida na metrópole, expressando de forma crítica e poética elementos naturais e sociais que estão dialeticamente envolvidos nessa equação.

Datas: Até 31 de julho
Horários: De terça a domingo, das 10h às 21h30, sábados, das 10h às 20h30 e domingo, das 10h às 18h30
Preço:
Grátis

MURAL: BENIN-BRASIL

Nesta edição do Projeto Latitudes, o artista Alexandre Keto é convidado para pintar um mural, apresentando ao público do Sesc Vila Mariana sua leitura sobre as conexões entre o Benin e o Brasil, por meio de expressões culturais comuns aos dois países.

Benin, localizado na porção ocidental da África, às margens do Golfo da Guiné, foi, entre os séculos XVII e XIX, o local de onde grandes contingentes de pessoas foram trazidas para o Brasil na condição de escravizadas. A intenção com este mural é propor reflexões sobre esse período histórico, seus desdobramentos na sociedade contemporânea e as mútuas influências culturais entre beninenses e brasileiros.

Datas: Até 19 de setembro
Horários: De terça a sexta, das 7h às 21h30, sábados, das 9h às 21h e domingo, das 9h às 18h30
Preço:
Grátis

SESC INTERLAGOS

ESTUFA DE PLANTAS

Estufa climatizada para germinação e multiplicação vegetativa de espécies cultivadas no Viveiro para exposição, plantio ou uso educativo em oficinas.

Data: Até 30 de dezembro
Horários: De quarta a domingo, das 9h às 17h
Preço:
Grátis

CINE OLHO

Instalação cinematográfica que remete às primeiras exibições do cinema mudo a partir de trechos de filmes realizados entre 1896 a 1930. São três caixas com um pequeno furo por onde o público pode observar cenas inusitadas deste cinema de atrações como: "Drácula", "King Kong", "O Fantasma da Ópera", "As cartas vivas", "Don Juan", e outras obras.

Datas: Até 31 de julho
Horários: De quarta a domingo, das 10h às 16h
Preço: Grátis

CINESESC

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL INFANTIL

Em julho, a programação ficará ainda melhor, já que, nos dias 10 e 17, as sessões gratuitas serão duplicadas, oferecendo uma opção a mais de horário para os pais e entretendo as crianças por mais tempo.

Todas as sessões são gratuitas e os ingressos devem ser retirados na bilheteria com meia hora de antecedência.

Domingo, 10 de julho

11h – O Menino Maluquinho

13h – Angry Birds – O Filme (3D)

Domingo, 17 de julho

11h – O Menino Maluquinho 2 – A Aventura

13h – Asterix e O Domínio dos Deuses (3D)

VISITA OU MEMÓRIAS E CONFISSÕES

Filme­­ autobiográfico sobre a vida e a casa de Manoel de Oliveira (1908-2015). A partir de memórias e confissões, este documentário póstumo, rodado no ano de 1982 sob a condição de ser apresentado somente depois de sua morte, relata a importância que essa residência teve na vida do realizador.

Datas: De 6 a 17 de julho.
Horários: de acordo com a programação do evento. Clique aqui

BICHAS

Esse filme fala, antes de tudo, de amor. Para ser mais exato: de amor próprio. A palavra BICHA vem sendo usada como xingamento. Quando, na verdade, deveríamos tomar como elogio. Ser bicha é correr o risco de ser agredido pela ignorância. Resistimos para nos proteger, resistimos para vencer. Ser b*cha é ser livre. Todos os depoimentos contidos nesse filme são experiências vividas pelos próprios participantes.

Datas: De 7 a 13 de julho
Horários: Segunda, quarta e quinta, às 19h

SESC POMPÉIA

REVER

Exposição retrospectiva que abrange os 65 anos da produção poética de Augusto de Campos. Sua obra singular ultrapassa o campo da literatura, chegando às artes visuais contemporâneas. Letras, palavras, imagens e sons ganham corpo na mostra, permitindo ao público uma imersão integral no universo “verbivocovisual” do autor. Curadoria de Daniel Rangel.

BOLHAS AQUÁTICAS

Nessa experiência, você pode andar, pular, dar cambalhotas e soltar sua imaginação sobre a água.

PLANO EXPANDIDO

O Plano Expandido parte da investigação do desenho dentro do contexto atual como um recurso poético autônomo, ainda que preserve em si o elemento principal de organizador do pensamento visual. As intervenções deste projeto pretendem apresentar e problematizar os elementos fundamentais e os caminhos desta linguagem dentro do campo da arte recente.

Datas: Até dia 21 de agosto
Horários: De terça a sábado, das 9h às 22h. Domingos, das 9h às 21h

Por Nathália Tourais

Atualizado em 18 Jul 2016.