Guia da Semana


Por Gabriela Guimarães


Foto: Paula Carpi


A simbólica noite de sexta-feira 13 - conhecida entre os supersticiosos por ser um dia de azar -, teve um clima totalmente positivo e foi regada a muito ska-punk da banda californiana originária do final dos anos 80, Sublime with Rome. A casa de shows Via Funchal (que já havia vendido todos os ingressos) estava lotada de jovens adeptos de camisas xadrez e um estilo descontraído. São Paulo foi a primeira cidade a receber o grupo, que depois seguiu para as capitais Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza. A última aparição da banda em palcos brasileiros tinha sido em outubro de 2010, no festival SWU, em Itu.

O baixista Eric Wilson e o baterista Bud Gaugh, integrantes da primeira formação do grupo, se juntaram em 2009 com Rome, que assumiu a guitarra e os vocais de forma "sublime", com uma forte presença de palco, e tendo a responsabilidade de não deixar nada a desejar. O vocalista original da banda, Bradley Nowell, morreu em 1996, de overdose de heroína.

O espetáculo foi aberto, pontualmente, pela banda nacional Anjos dos Becos, que mistura funk, rock e ska. Os brazucas tocaram Faça a Coisa Certa, Funny Fluxo, Se você Visse, além do cover Até Quando Esperar, da banda brasiliense Plebe Rude. Após a ligeira troca de instrumentos, os três integrantes de Long Beach subiram ao palco sem muito atraso e abriram a noite com a dobradinha de Don`t Push/Garden Groove, seguindo com sucessos como Smoke Two Joints, Date Rape e What I Got.

Os fãs puderam conferir músicas novas como Panic, e o show foi fechado com a imortal Santeria. O grupo foi de poucas palavras e apenas mostrou ao que veio: cada integrante detonando em seu respectivo instrumento. Porém, o show, que foi relativamente breve, deixou um "gostinho de quero mais", pois faltaram canções como Pawn Shop e Seed, que os fãs terão de se contentar em escutar nos seus iPods.

O Sublime já vendeu mais de 17 milhões de discos em todo o mundo e o som da banda permanece vigorando nas rádios de todo o planeta. A rádio KROQ de Los Angeles vem classificando o Sublime na posição número três do ranking das "mais importantes bandas" nos últimos seis anos consecutivos. Tal título se dá por conta do hit Date Rape, que foi categorizado como o single mais pedido na rádio pelos ouvintes em todos os tempos.

Quem é a colunista: Alguém que ainda acredita no poder da informação como objeto de reflexão social.

O que faz: Jornalista.

Pecado Gastronômico: Massas e doces.


Melhor lugar do mundo: Ilha de Oahu, Havaí.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Rock e MPB.

Fale com ela: [email protected].

Atualizado em 14 Set 2011.