Guia da Semana

Eles não são bonitos, ricos, nem glamourosos. A maioria deles sequer gravou um CD. Turnês milionárias pelo mundo? Nem pensar. Mas é inegável o sucesso que conquistaram na Internet. Seja pela veia cômica, curiosidade ou puro talento (além de uma boa dose de sorte), os artistas campeões de audiência no YouTube vêm atraindo milhões de cliques. Está aberta a disputa pelo melhor vídeo musical da web. Conheça os mais comentados nas últimas semanas.

A gata borralheira

Foto: Reprodução

Mesmo desengonçada, Susan Boyle encantou o mundo

Seguindo a onda de reality shows que caçam talentos pelo mundo, o Britain"s Got Talent, encontrou uma jóia rara. A escocesa Susan Boyle apareceu tímida, desajeitada, desempregada e sem nunca ter ao menos namorado, no auge dos seus 47 anos. Entrando no palco sob o ceticismo (e cinismo) dos jurados e da plateia, soltou a voz no microfone e encantou a todos os presentes com I dream a dream, do musical Les Miserables.

A apresentação logo se transformou em um fenômeno avassalador. Difícil encontrar alguém que não tenha visto os vídeos postados na web, que alcançaram mais de 50 milhões de pageviews em apenas duas semanas. O resultado: uma das mais fortes candidatas ao título de cewebrity do ano.

Prodígio do soul

Foto: Reprodução

No auge de seus 12 anos, Shaheen Jafargholi soltou a voz no programa britânico

Concorrente direto de Susan, o pequeno Shaheen Jafargholi também surgiu no Britain"s Got Talent. O garoto de 12 anos fez bonito, mesmo sem agradar Simon Cowell, um dos jurados mais ácidos do programa. A notoriedade se deu através da canção Valerie, de Amy Winehouse, que mesmo não convencendo Simon, caiu no gosto do público.

Para convencer o inglês, Shaheen apostou em Who"s loving You, de Michael Jackson. Escolha certa. A interpretação gerou apelidos como "jovem Stevie Wonder" pelo canal de noticias CNN e a conquista de mais de três milhões de acessos ao vídeo no YouTube. "Essa é a música que vai mudar a sua vida", disse o jurado ao garoto, dando o braço a torcer. Será? Resta aguardar.

Lil o que?

Foto: Reprodução

Com bom humor, o turco fez sucesso sobre o seu trabalho em lanchonetes de kebabs

Lil"Maaz. O nome pode ser esquisito, mas assim é conhecido o turco mais famoso da web. Com 27 anos, esse novo talento saiu de seu país de origem e se instalou em Paris, onde arranjou um emprego numa lanchonete de kebabs. Para passar o tempo e divertir os clientes, dava um tostão de sua voz em raps improvisados atrás do balcão.

A cantoria chamou atenção de vizinhos, que por brincadeira, convidaram Lil´Maaz para gravar um clipe. O vídeo logo caiu na rede e no gosto popular. Só na primeira semana foram mais de 200 mil acessos, o que terminou rendendo em um convite pela gravadora EMI.

Direto do Piauí

Foto: Reprodução

Sthefany ganhou o Brasil com o hit No meu CrossFox

O hit Thousand Milles, de Vanessa Carlton, estourou no filme As Branquelas, em 2004. A canção rendeu várias versões pelo mundo, mas nenhuma delas tão inusitada quanto a da piauiense Sthefany. Em parceria com o grupo de forró Leva Eu, ela gravou a paródia No meu CrossFox, no qual retrata toda a alegria de dar uma volta no veículo da Volkswagen, de modo bastante peculiar

Muitos até acharam que tratava-se de um viral da montadora, fato desmentido publicamente pela cantora. "Essa música foi composta pela minha mãe, não tem nada a ver com propaganda. Como ela sabe que o meu sonho é um CrossFox amarelo, pedimos para um amigo dela emprestar o carro para gravar o clipe", confessou em entrevista à revista PIX.

Para quem alguém ainda duvida do seu sucesso, ela já gravou um CD, que em apenas três meses vendeu 13 mil cópias, além de ganhar covers das cantoras Cláudia Leitte e Preta Gil. Já dá para começar a economizar para o CrossFox em questão.

Atualizado em 6 Set 2011.