Guia da Semana
Arte
Por Nathália Tourais

Taxis na Índia são galeria a quatro rodas; saiba mais

Cidade ganha nova perspectiva com carros transformados através da arte.

Na índia, os taxis são muito mais do que simples veículos (Reprodução)

Andar de taxi, para nós brasileiros, pode ser uma experiência comum, que não traz nada de novo ou diferente... Afinal, estamos no trânsito e, no meio do caos de São Paulo, a única novidade é o Uber.

Entretanto, engana-se quem pensa que as corridas são simples e monótonas em todo o mundo. Na Índia, em Mumbai, o projeto Taxi Fabric - através de uma campanha de financiamento coletivo - tornou a experiência muito mais atrativa.

As criações foram feitas pelas mãos do diretor de arte Sanket Avlani com a ajuda de artistas convidados. Até o momento, 30 taxis já foram transformados e estão cada dia mais famosos, ficando conhecidos como galerias sob rodas.

Cada detalhe do carro é coberto por arte. Seja nos bancos, nas portas, no teto e até mesmo no lado de fora, com bexigas e penduricalhos, tudo instiga os passageiros a se interessar pela cultura e também pela viagem, dando visibilidade não apenas aos artistas, mas ao trabalho dos motoristas, que afirmam que eles mesmos já enxergam de forma diferenciada.

O projeto também serve para que os indianos revejam seus conceitos em relação ao trabalho de designers, pois a prática ainda não é muito reconhecida pela população que, infelizmente, acaba fazendo com que os jovens da área não consigam mostrar seu potencial e criatividade.


Por Nathália Tourais

Atualizado em 23 Out 2015.

Mais notícias

Conheça a 'Transe', plataforma digital que promove e conecta agentes das artes visuais no Brasil

Arte

Cirque du Soleil lança site especial durante a quarentena; saiba tudo!

Arte

15 museus brasileiros para visitar online

Arte

8 lives de galerias e museus para você curtir arte em casa

Arte

Curitiba recebe visita de museu egípcio itinerante; saiba mais!

Arte

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte