Guia da Semana

Andar de taxi, para nós brasileiros, pode ser uma experiência comum, que não traz nada de novo ou diferente... Afinal, estamos no trânsito e, no meio do caos de São Paulo, a única novidade é o Uber.

Entretanto, engana-se quem pensa que as corridas são simples e monótonas em todo o mundo. Na Índia, em Mumbai, o projeto Taxi Fabric - através de uma campanha de financiamento coletivo - tornou a experiência muito mais atrativa.

As criações foram feitas pelas mãos do diretor de arte Sanket Avlani com a ajuda de artistas convidados. Até o momento, 30 taxis já foram transformados e estão cada dia mais famosos, ficando conhecidos como galerias sob rodas.

Cada detalhe do carro é coberto por arte. Seja nos bancos, nas portas, no teto e até mesmo no lado de fora, com bexigas e penduricalhos, tudo instiga os passageiros a se interessar pela cultura e também pela viagem, dando visibilidade não apenas aos artistas, mas ao trabalho dos motoristas, que afirmam que eles mesmos já enxergam de forma diferenciada.

O projeto também serve para que os indianos revejam seus conceitos em relação ao trabalho de designers, pois a prática ainda não é muito reconhecida pela população que, infelizmente, acaba fazendo com que os jovens da área não consigam mostrar seu potencial e criatividade.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 23 Out 2015.