Guia da Semana

Foto: Wikipedia.org


Depois de o Rock in Rio 2001 levar Sandy e Júnior, com direitos a gritinhos, entoando "Pop In Rio" junto ao público, eu assumi que a música e a indústria fonográfica, dali para frente, viriam a ser terra de ninguém. Era um caminho sem volta em um cenário que já apresentava um declínio acentuado nas vendas físicas e propiciava o aumento dos downloads com a recém-chegada internet banda larga ao país.

Pois bem, e não é que dez anos depois do ocorrido acima, a coisa degringolou? Sim, pois o evento (chamado In Rio) volta a acontecer no Brasil após ter versões em Lisboa e Madri (?) e já começam as especulações. Se você, fã de Kiss, Freddie Mercury e afins começou a salivar, sente-se novamente e compre um bom pacote de pay-per-view: Shakira, Hannah Montana/Miley Cyrus e talvez até Lady Gaga podem aportar no Brasil.

Além disso, me deparei com a notícia de que o U2 (normalmente, ler sobre a banda já me desanima) está trabalhando em um disco dançante. Sim. O ecochatíssimo Bono resolveu viver la vida loca, com todo aquele gingado de bonecão do posto britânico que Deus lhe deu. Depois da cirurgia nas costas, parece que os joelhos e o quadril do irlandês correm sério risco.
Completando a tríade do caos, Mariah Carrey exigiu um vinho de R$ 1.500 em seu camarim, ar-condicionado, que propicie a mesma temperatura em todos os pontos do palco e velas de alfazema para fazer show em Barretos. Sim, a moça que engoliu uma flauta e veste roupas dignas de uma adolescente (uns três tamanhos menor que ela, aliás) vai cantar na festa do peão. Claro, afinal esporas, chapéu, botas e glitter estão "ali".

Se depois disso tudo você ainda tem alguma fé na música (eu persisto tendo!), fica a sugestão: os festivais Planeta Terra, Starts With Us e Natura Nós estão com um time de primeiríssima qualidade. Linkin Park, Dave Matthews, DJ Sharam, Incubus, Snow Patrol, Jamiroquai, Móveis Coloniais de Acaju, Smashing Pumpkins e muito mais. Portanto, acompanhe as programações dos festivais aqui no Guia da Semana e siga seu gosto musical. Tente tirar da cabeça a imagem do Bono rebolando ao lado da Rainha da Inglaterra e bom show! Ah! Se você conseguir tirar essa imagem horrenda da cabeça, conte-me como!

Leia as colunas anteriores de Rafael Gonçalves:

Da produção a perfeição

Quando tudo parou

Reality de verdade

Quem é o colunista: Jornalista, músico e só usa meias brancas e calçados pretos, igual ao Michael Jackson.

O que faz: Jornalista, compositor, violonista e cantor.

Pecado gastronômico: Chocolates, churrasco (feito por mim) e molho de alho caseiro da vó!

Melhor lugar do Brasil: Qualquer um que comporte a equação praia +violão + amigos.

O que ele ouve no carro, em casa e no IPod: Um pouco de tudo e de tudo um pouco.

Fale com ele: [email protected] acesse o site da sua banda!

Atualizado em 6 Set 2011.