Guia da Semana

O Patrimônio Cultural Brasileiro inclui tanto bens materiais, como cidades, até bens imateriais, como a capoeira. São muitos os pontos turísticos espalhados pelo país, mas quais são os lugares onde é possível ver arte e o que eles têm a oferecer?

Foto: Nathalia Clark/ APH

Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz


Além da Bienal 2010, que possui três andares completos com mais de 150 expositores, entre instalações criativas e pinturas que geram a reflexão, confira dez estabelecimentos pelo Brasil para você conhecer mais sobre o assunto.

Em 2009, o Museu da Língua Portuguesa já era o mais visitado, mesmo tendo apenas três anos e recebendo cerca de 1.300 pessoas por dia. Hoje, mais de 1,6 milhão de visitantes já passaram por lá, tornando-o também o mais visitado da América do Sul. Se você está se perguntando o que interessa tanto ao público, a resposta é um conjunto de atividades como contação de histórias, teatro e música, além de cursos coordenados por profissionais capacitados e palestras relacionadas não apenas à língua, como à diversidade cultural abrigada pelo país. E tudo isso é gratuito.

Em Minas Gerais, é possível contar com o Instituto Cultural Inhotim, localizado em Brumadinho. Criado na década de 80, o local já recebeu visita até de Roberto Burle Marx, que ajudou a completar a beleza dos jardins do estabelecimento. Lá, o público vê as mais diversas obras de arte contemporânea, cercadas pelo acervo botânico produzido com coleções de diferentes partes do Brasil. A visita é orientada e pode ser tanto focada (ambiental ou arte), como panorâmica.

Foto: Divulgação/ Andre Mantelli

Magic Square, obra de Oiticica, no Instituto Cultural Inhotim

De volta a São Paulo, o MASP - Museu de Arte de São Paulo tem acervo tombado pelo IPHAN desde 1969, abrigando hoje 8 mil peças. Entre elas, pinturas que vão de Matisse e Picasso, da Escola de Paris, aos brasileiros Di Cavalcanti e Cândido Portinari. Além disso, o prédio e seu vão livre com significantes 74 metros acabaram se tornando um cartão-postal da capital paulista. O local recebe uma média de 50 mil pessoas por mês, para ver não apenas as exposições permanentes como algumas itinerantes.

Foto: Divulgação/ Masp

Museu de Arte de São Paulo: no acervo, pinturas de Matisse a Picasso

Ainda na mesma cidade, a Pinacoteca do Estado é o museu mais antigo de São Paulo, já que nasceu no começo do século (1905), para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios. Hoje, são mais de 8 mil obras com diferentes técnicas e autores, mostrando tudo sobre a arte entre os séculos 19 e 20. Somente nos últimos anos, mais um milhão de visitantes passaram por lá, para conferir o acervo, exposições e serviços como a biblioteca do espaço, mas sem deixar de tomar um café no local.

Foto: Divulgação/ Pinacoteca
Pinacoteca do Estado: mais de 8 mil obras de arte

Já o Museu Oscar Niemayer fica em Curitiba, iniciou suas atividades em 2002 e já está entre os mais populares do Brasil. Antes sede de secretarias, o prédio chama atenção já pela sua forma, projetada pelo próprio Niemayer e com mais de 17 mil metros quadrados, além do acervo com 2 mil peças que vão de Guido Viaro a Tarsila do Amaral. Quem quiser visitar o espaço pode contar com exposições itinerantes e oficinas relacionadas.

No Rio de Janeiro, é o Museu de Arte Contemporânea um dos mais visitados, com 2,5 mil metros quadrados. A estrutura demorou cinco anos para ser erguida e abriga quatro pavimentos. Além das exposições que passam pelo local, o visitante conta com 1.217 obras da coleção João Sattamini e 369 da coleção do próprio MAC, com peças doadas por artistas.

A Fundação Iberê Camargo fica no Rio Grande do Sul e foi criada em 1995, para preservar a obra do artista. Todo ano, é possível participar de uma nova programação com oficinas, exposições, cursos, palestras e encontros de artistas que falam sobre Iberê e arte contemporânea no geral.

Foto: Divulgação/ Luciano Oliveira

MAM Bahia

Em Salvador, na Bahia, dois espaços são importantes para a arte nacional. O Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM é sediado no Solar do União, construção do século 17. Por lá, os visitantes encontram obras de Di Cavalcanti a Portinari, além de artistas baianos. Já o Palacete das Artes Rodin, instalado num casarão de 1912, possui 62 peças originais do escultor.

Para finalizar, em Pernambuco, o Instituto Ricardo Brennand abriga o Castelo São João, com a coleção de obras de arte do empresário Ricardo Brennand, e a Pinacoteca, sempre inclusa na rota de grandes exposições.

Atualizado em 10 Abr 2012.