Guia da Semana
Arte
Por Redação Guia da Semana

Transex da Praça Roosevelt

A cubana Phedra Córdoba é uma das sensações do grupo de teatro alternativo Satyros.

Por Flávia Faccini


Ela nasceu Filipe, na terra de Fidel, há 69 anos. A estrela dos Satyros, porém, é mais conhecida como Phedra D. Córdoba, nome que credita a sua paixão pela mitologia grega.

Uma das mais ilustres transexuais da cidade, Phedra veio para o Brasil pelas mãos do produtor Valter Pinto, em 1958, antes de Fidel Castro assumir o poder. Pinto a viu atuando em Buenos Aires e a trouxe para o Teatro de Revista. Nestes mais de 40 anos de teatro, brilhou na noite nos anos 60, passou pela Les Girls nos anos 70, fez Teatro de Revista e televisão.

A passagem dos anos fez com que Phedra fosse perdendo espaço, até que em 2001 ela conheceu o grupo Satyros. "Renasci das cinzas com a amizade deles", conta. Fez cinco peças com o grupo. O grande destaque, sem dúvida, é A Vida na Praça Roosevelt, escrita pela dramaturga alemã Dea Loher e inspirada em suas histórias.

Durante a Virada Cultural do ano passado, em São Paulo, Phedra surpreendeu mais uma vez. Aos 68 anos, dançou para o ex-prefeito José Serra vestida de espanhola. Phedra interpretou a personagem Aurora D. Córdoba, dublando I Will Survive, da cantora Gloria Gaynor.


A atriz não pensa em voltar à Cuba. "Tenho cada notícia de lá... Gosto mesmo é da democracia brasileira". Entre os projetos para o futuro está um musical do cubano Eduvier Fernandez, com o título de "Uma noite cubana com ela", que está em fase de captação de recursos. "Estava na hora de fazer algo que me identificasse como cubana.", conta.

Phedra Córdoba é uma das principais atrizes do teatro dos Satyros. Para saber mais sobre o grupo clique www.satyros.com.br.


Atualizado em 10 Abr 2012.

Mais notícias

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte

Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro disponibiliza online seu acervo de pintura com mais de 400 itens

Arte

B3 cede obras de grandes nomes do movimento modernista ao MASP

Arte

Inhotim lança duas novas exposições virtuais no Google Arts & Culture

Arte

Google Arts&Culture disponibiliza obras do artista plástico e militante político Antonio Benetazzo; saiba mais!

Arte

Agora você pode visitar a exposição dos 20 anos de Harry Potter em uma plataforma online do Google; saiba mais!

Arte