Guia da Semana

Foto: Divulgação

Música Para Ninar Dinossauros é um espetáculo escrito e dirigido por Mário Bortolotto.

O universo apresentado é a celebração despudorada do sexo e das drogas e o rock and roll é o espírito, com expressão na música Jump, de Van Halen, como hino do estilo de vida maneiro dos personagens.

A peça conta a história de três amigos que escolheram levar uma vida regada a bebidas, cigarros, cocaína e calmantes, acompanhados de prostitutas. Na peça eles se livram da essência da mulher: maternal e escolhem objetos sexuais para satisfazerem seus prazeres imediatos. Os relacionamentos baratos revelam o caráter conservador dos personagens ao excluírem de suas vidas a complexidade do afeto de uma mulher.

Para eles interessa a mulher burra, que não fala de sentimento nem defende ideias. O corte do vínculo demonstra a insubordinação deles frente às qualidades da mulher, sendo a razão excludente, a única coisa que lhes resta.

São retratados dois tempos na peça: a juventude e a fase adulta e as mudanças implicadas nessa passagem de tempo são ínfimas, demonstrando a inexistência do amadurecimento. Adotam um estilo de vida despojado das cobranças sociais, mas suas atividades vão em direção ao marginal, ao roto, ao degradante. Não há perspectiva e a evolução está no retardamento da ereção.

Ao apresentar este quadro niilista em que o próprio discurso da peça se isenta de análise, resta os elementos cênicos: os atores, que são amigos, o ambiente informal e descontraído, a música como único alimento espiritual numa composição textual de um poeta maldito.

Leia as colunas anteriores de Renata Bar:

Contato com o público

Qual a verdade?

Triângulo Amoroso


Quem é a colunista: Renata Bar Kusano.

O que faz: Publicidade e Propaganda (FAAP), uma aprendizagem em edição em vídeo e suas correlações.

Pecado Gastronômico: carré de vitela ao molho de hortelã e camarão à provençal!

O melhor lugar do mundo: debaixo d´água.

Fale com ela: rebarkusano@gmail.com ou acesse seu blog

Atualizado em 6 Set 2011.