Guia da Semana

Fotos: Rede Record/Fox
A Record leva ao ar a adaptação para The Simple Life

Num formato que tenta passar longe da ficção, os reality shows viraram febre no Brasil e no mundo. A idéia é ter um elenco de pessoas comuns ou até celebridades, porém despidos de qualquer personagem. E na TV vale tudo: procurar emprego, aprender a dançar, ficar confinado numa casa ou enfrentar competidores até se tornar um astro da música pop.

Com esta grande onda, que tomou força em 2000 com os testes de resistência de No Limite, da Globo, cada vez mais os formatos importados dos reality shows foram copiados e adaptados para uma versão brasileira. A produtora holandesa Endemol, empresa que criou o Big Brother, já levou a atração para 36 países e inclusive processou o SBT por supostamente ter copiado o estilo do show quando foi lançada A Casa dos Artistas. Além deste, a companhia detém créditos por ter lançado programas que fazem sucesso no Brasil, como Topa ou Não Topa, Na Pressão, Lar Doce Lar, Acorrentados, Amor a Bordo, entre outros.

Em busca da fama

Versão nacional de American Idol
Foto: Roberto Neimains/SBT
Entre os vários tipos de reality shows exibidos no Brasil, há quem queira um carro reformado e também aqueles que desejam alcançar o estrelato. Na música, o Fama, da Globo, reunia um grupo de anônimos que procuravam se destacar e gravar um CD. O SBT, além do Ídolos (baseado no American Idol da empresa Freemantle Media), foi ao ar também Popstars. Exibido em outros 15 países, o programa foi responsável por lançar a banda pop de meninas Rouge e a boy band Br´Oz.

A novidade, no âmbito daqueles que buscam a fama, é o reality Brazil´s Next Top Model, inspirado no America´s Next Top Model. Com inscrições abertas até 31 de julho de 2007, o show pretende lançar uma nova modelo brasileira. O programa tem estréia prevista no canal por assinatura Sony para outubro.

E quem já é famoso?

Alexandre Slaviero no Circo do Faustão
Foto: TV Globo/Willian Andrade
Os reality shows não se limitam a pegar pessoas comuns, em situações cotidianas ou em busca de um sonho. Na versão brasileira de The Simple Life, Karina Bacchi e Ticiani Pinheiro assumem na Rede Record o que as espevitadas Paris Hilton e Nicole Richie aprontaram na TV norte-americana. A idéia é pegar duas garotas da cidade e levá-las para uma temporada no campo.

A Casa dos Artistas, que estreou em 2001 no SBT, também reunia famosos num confinamento dentro de uma confortável casa. Cada semana, um era eliminado. A variada sorte de celebridades incluía cantores, atores, apresentadores e modelos. Outro formato que atrai o elenco da Rede Globo é a Dança dos Famosos do Domingão do Faustão, versão tupiniquim de Dancing With the Stars. O sucesso foi tanto que foram feitas novas edições e ainda houve a dança no gelo. Atualmente, um grupo seleto do elenco da emissora se esforça no Circo do Faustão, no qual apresentam números circenses.

O que você quer?

Um emprego: Quem se inscreveu em O Aprendiz, versão nacional de The Apprentice, com Donald Trump, teve a oportunidade de conseguir um emprego muito bem remunerado numa das empresas do publicitário e apresentador Roberto Justus.

Uma reforma em casa: Inscreva-se então no Lar Doce Lar, do Caldeirão do Huck. Nesta espécie de Extreme Makeover: Home Edition, uma família é selecionada para ganhar um banho de loja em casa, com direito a uma reforma completa e novos móveis e eletrodomésticos.

Muita aventura: Acompanhe então a versão brasileira do premiado The Amazing Race. O show, batizado de Corrida Milionária, será exibido pela Rede TV!, equipes partem em desafios eletrizantes ao redor do mundo. O último grupo a cumprir a tarefa dada em cada episódio, é eliminado. A estréia está marcada para 13 de outubro e, segundo previsões, a atração será exibida aos sábados, 20h.

Colocar ordem nas crianças: Então não hesite em chamar a Super Nanny. Exibido pelo SBT, o show está na terceira temporada e já sofreu algumas mudanças de horário. A idéia é que a educadora Cris Poli visite pais desesperados e que não conseguem mais colocar rédeas nos filhos.

Férias de casa: A Rede Record exibiu alguns episódios de Troca de Família, título nacional para Trading Spouses, da Fox. Atualmente fora da grade da emissora, o programa fazia um intercâmbio entre duas mães, para que elas vivessem uma semana numa casa diferente. Durante o período, cada uma define como deve ser distribuída no lar em que visitam uma verba de R$ 25 mil.

Ficar mais magro: O SBT reuniu um time peso pesado para o reality show O Grande Perdedor, baseado em The Biggest Loser. O programa foi ao ar em 2005 e a vencedora eliminou 29 kg e levou um prêmio de R$ 300 mil.

Uma aliança no dedo: Silvio Santos comandou Casamento à Moda Antiga, versão nacional para Married by America. No show, um casal ficava noivo e em seguida era confinado numa casa para iniciar ou desistir da relação.

Atualizado em 6 Set 2011.