Guia da Semana

Nesta segunda-feira, 14 de março, o professor e historiador da arte Giancarlo Hannud, ministrará um curso sobre arte brasileira na Unibes Cultural. As aulas fazem parte do programa Janela para o Conhecimento, que compreende uma série de entrevistas, palestras, workshops e debates gratuitos com diferentes temas e convidados ao longo do ano.

Com seis aulas, que acontecem a cada quinze dias, o curso é voltado para todos que desejam conhecer melhor um dos períodos mais importante da história da arte brasileira: desde suas origens no período colonial, passando pelo estabelecimento da Academia Imperial de Belas Artes e pelas muitas manifestações da modernidade ao longo do século XX para chegar aos dias de hoje.

Além deste intenso panorama histórico, Giancarlo também discutirá com os participantes a ideia do “brasileiro”: sobre o que estamos falando? Qual é o Brasil que define o brasileiro? Para tanto, serão contempladas as diversas versões de Brasil que emergem nas igrejas barrocas da costa e do interior, na obra dos viajantes europeus que registraram o País no século XIX, a criação, em pintura, dos mitos nacionais pelos artistas formados pela Academia e a busca pela temática nacional dos modernistas. Dentro dessa linha histórica, será identificado um imaginário nacional e seus momentos cruciais para a definição dos parâmetros de uma cultura local.

Esta é a segunda edição do Janela para o Conhecimento, que em 2015 reuniu nomes como o filósofo Clovis de Barros Filho, o jornalista Jaime Spitzcovsky, o pianista Álvaro Siviero, a fotógrafa e escritora Maruch Sántiz Gómez, o doutor em ciência política Samuel Feldberg e muitos outros. Criado com o objetivo de proporcionar diálogos sobre os principais assuntos do mundo contemporâneo e voltado para o público que deseja ampliar seu repertório, em 2016 toda a programação será gratuita por conta do patrocínio das marcas Cielo e Cateno.

SERVIÇO

Data: 14 de março (início)

Horário: 20h às 22h

Local: Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré

Valor: gratuito - vagas limitadas

Informações: 3065-4333

Os interessados podem se inscrever pelo email [email protected] a programação completa do curso e dos próximos programas

Por Nathália Tourais

Atualizado em 14 Mar 2016.