Guia da Semana

A Unibes Cultural celebra o mês das crianças com uma programação recheada de atividades para entreter os pequenos. De contação de história a oficinas e peças de teatro, a programação especial (e gratuita) vai até o dia 31 de outubro.

Entre tantas opções, vale destacar o Vilacine Educação, que acontece sempre às segundas, às 10h30 e aborda assuntos como ética, meio ambiente, cidadania, cultura e muito mais, através de filmes, para que exista uma discussão dos assuntos. Como dia 12 de outubro é feriado judaico, o dia 15 é que ganha status de Dia da Criança e conta com uma programação ainda mais ampla, onde estão presentes contações de histórias, oficinas, teatro e muito mais.

No restante do mês, os pimpolhos podem se divertir com jogos, dinâmicas culturais e outras peças. Para saber mais a respeito e outros detalhes da programação completa, acompanhe as informações abaixo:

No dia 22, será apresentada a Oficina Comkids – Quebra-Cabeça de cenas com o curta “Procura-se”, das 15h às 17h. Os pequenos vão se divertir neste jogo de cartaz com imagens do curta de Iberê Carvalho. Após a atividade, um bate-papo sobre a linguagem do audiovisual, roteiro, personagens e a construção de uma fotonovela.

VILACINE EDUCAÇÃO - DE 10 A 31 DE OUTUBRO

O Vilacine Educação consiste em levar os alunos de escolas públicas e particulares ao cinema para assistir um filme que possua potencial para exploração educacional do conteúdo; relacionando-o a matéria dada em sala de aula e que seja coerente com a faixa etária dos alunos. As sessões são gratuitas para alunos da rede pública, ONGs e para pessoas com mais de 60 anos. Reservas pelo [email protected].br e Agendamento - (11) 5084-4288 | [email protected]

17/10, às 10h30
No Meio do Rio, Entre as árvores:
Na Amazônia, diversos moradores das comunidades locais participaram de oficinas de vídeo e fotografia. Com o conhecimento adquirido, os próprios alunos começam a registrar as suas vidas cotidianas, destacando tanto a beleza natural da região quanto as consequências negativas da exploração econômica dos recursos disponíveis. (1h 10min). Direção: Jorge Bodanzky.

24/10, às 10h30
Caminho de Volta:
André Câmara, fotógrafo de 45 anos, e Maria do Socorro, 87 anos, têm uma coisa em comum: ambos deixaram o Brasil para morar no exterior. O documentário relata a tentativa deles em fazer o caminho de volta para o Brasil, lidando com todas as incertezas e as diferenças ao retornarem. (1h 20min) Direção: José Joffily, Pedro Rossi. Livre

31/10, às 10h30
A Lei da Água:
O filme mostra a importância das florestas para a conservação dos recursos hídricos no Brasil, e problematiza o impacto do novo Código Florestal, aprovado pelo no Congresso em 2012.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DIA DAS CRIANÇAS - DIA 15 DE OUTUBRO

11h: Contação de Histórias com 'Abigail conta mais de mil: Uma Cor'
Inspirada no livro “Flicts”, de Ziraldo, Abigail conta a história de uma cor que, cansada de sofrer descaso e piadinhas, já que todos a chamam de “cor de burro quando chove”, resolve procurar seu espaço e vive uma grande aventura. Ela passa pelo arco-íris, pelas bandeiras dos países, pelas sinalizações e por muitos outros lugares. Será que ela vai achar seu lugar?

11h: Cinema: O menino e o mundo
Um filme de Alê Abreu

Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

12h: PÁTIO MONKIX
Feira de Quadrinhos com Autores e Editores Independentes de SP
Curadoria de
Marcelo e Antonio Carlos Bicarato
PÁTIO MONKIX é uma feira mensal de quadrinhos e editoras independentes promovida em parceria Monkix Comic Shop.

15h: Oficina com Daniel Warren: Mapa do tesouro com a caça ao tesouro
No Click Oficina de outubro, as crianças aprenderão técnicas para criar um mapa com aparência de antigo. Assim, a brincadeira de caça ao tesouro fica bem mais autêntica e divertida!

16h: Oficina com Jair Diniz: Jogos de animais

Das 15h às 17h: Oficina Comkids – Quebra–Cabeça com cenas do curta “Procura-se”
As crianças vão se divertir neste jogo de cartas com imagens de Iberê Carvalho. A atividade termina com um bate-papo sobre elementos da linguagem audiovisual, com primeiras noções sobre storyboard, personagens e roteiros, além da construção de uma fotonovela.

17h: Oficina e contação de histórias com Danielle Noronha: O jornal

29/10, às 15h
Cia. Furunfunfum apresenta “O Flautista de Hamelim”

A história, baseada num fato provavelmente ocorrido em 1284, se passa em Hamelim, na Alemanha. Uma terrível invasão de ratos assolava a cidade, deixando o povo desesperado. Quando todas as tentativas de acabar com a praga parecem frustradas, surge um personagem estranho e misterioso – um Flautista – que promete livrar Hamelim dos ratos mediante o pagamento de certa soma em dinheiro. Ele cumpre sua promessa, mas quando volta para receber seu pagamento, é ridicularizado e enganado pelas autoridades. O Flautista, então, decide vingar-se de Hamelim, tirando da cidade seu bem mais precioso.

SERVIÇO

Unibes Cultural
Endereço: Rua Oscar Feire, 2500 – ao lado do Metrô Sumaré
Informações: (11) 3065-4333
Funcionamento: De segunda a sábado, das 9h às 22h
Preço: Gratuito. Reserve as vagas somente para as crianças pelo e-mail: [email protected].br

Atualizado em 11 Out 2016.