Guia da Semana

Getty Image
A Universidade Falada, que transforma clássicos da literatura em áudio, tem cerca de 300 títulos em seu catálogo. O projeto permite aos clientes, por meio do portal na internet, baixar as obras em MP3.

A marca além de transpor clássicos da literatura nacional e universal para arquivos em áudio, CD e MP3, também produz conteúdo próprio para essas mídias e é possível fazer o download das obras para MP3, pelo portal na internet (Clique aqui).

O objetivo, segundo seu idealizador, o dermatologista Cláudio Wulkan, é difundir cultura e conhecimento, distribuindo conteúdo em áudio com preços acessíveis e facilidade para a aquisição. "A idéia surgiu há cinco anos, mas para colocá-la em prática havia duas condições importantes para conquistar consumidores: internet em banda larga com preços razoáveis e a popularização de aparelhos de MP3."

Entre os livros de autores brasileiros que já foram gravados em áudio estão: Dom Casmurro, de Machado de Assis, Triste fim de Policarpo Quaresma, de Visconde de Taunay; Iracema, de José de Alencar; Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida; A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo; Espumas Flutuantes, de Castro Alves; e Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo. Já entre os autores estrangeiros figuram nomes como: Dostoievski, Tolstoi, Kafka, Voltaire, Edgar Allan Poe e Oscar Wilde.

Quanto às obras produzidas pela Universidade Falada, em estúdio próprio e contando com uma equipe de locutores profissionais, há uma grande diversidade de temas - arte, filosofia, história, finanças, gastronomia, geopolítica, astronomia, esportes, música, religião e teatro, entre outros - de autoria de acadêmicos e especialistas nas diferentes áreas do conhecimento.

Cláudio Wulcan - um consumidor confesso de audiolivros, adquiridos no exterior, durante décadas - acredita no potencial do mercado brasileiro, pela facilidade de acesso e pelo diferencial dos títulos que produz. "Muito difundido na Europa e nos Estados Unidos, o audiolivro é apenas uma forma de incentivo à cultura. Não substitui o livro, mas é uma alternativa para as pessoas que não têm tempo para ler, podendo escutar no carro ou fazendo ginástica, por exemplo. Além disso, com as nossas obras, sobre os mais variados temas, queremos chegar à população que está mais afastada dos grandes centros culturais do país."

Atualizado em 6 Set 2011.