Guia da Semana
Arte
Por Edson Castro

Visita ao Risadaria

O Guia da Semana visitou o Risadaria esta sexta-feira e te conta um pouco mais do maior festival de comédia da América Latina.

Telas reproduzem trechos de momentos da carreira de Renato Aragão (Edson Castro)

"A maratona mais engraçada de todos os tempos" ou "o maior festival de comédia da América Latina". Chegando a sua terceira edição, o Risadaria carrega adjetivos como se tivesse com muitos anos de estrada. O Guia da Semana visitou o evento esta sexta-feira, dia 23, e te conta um pouco mais da atração que virou a Meca da comédia brasileira.

O grande assunto do dia não tinha como ser outro. A morte de Chico Anysio gerou homenagens e piadas, roubando o foco de Renato Aragão, grande homenageado da edição. Aliás, a exposição inspirada no eterno Didi Mocó se mostra muito tímida e, apesar de trazer materiais curiosos como alguns troféus imprensa que ator ganhou e figurinos clássicos, podia ter sido mais bem trabalhada.


"Todo dia a gente torce para que seja o Sarney, mas o hoje foi o Chico" - Marcelo Tas

Outro tema recorrente do dia foi o limite da comédia, que gerou um interessante debate entre  Serginho Groisman, Luis Erlanger, Marcelo Tas, Marcelo Madureira e Luiz França, dono do Kitsch Club, que recentemente se viu envolvido por polêmicas por causa da realização do o espetáculo Proibidão do Funk.

Uma novidade este ano, foi que pela primeira vez a organização reservou um espaço voltado para crianças, o Risadaria Kids, inspirado no Bob Esponja. Escolha acertada, afinal, o ser amarelo é referência de humor entre os pequenos. O espaço parece pequeno, mas para um primeiro ano está de bom tamanho.

Mas o mais divertido do Risadaria é poder encontrar grandes nomes da comédia passeando pelo Pavilhão da Bienal, como o organizador Paulo Bonfá, que podia ser visto organizando pessoalmente detalhes do evento;  e o comediante Danilo Gentilli, que atraia uma legião de fãs onde quer que fosse. Aliás, Danilo, merece destaque especial.



O comediante tem um estande próprio onde é possível comprar todos seus DVDs e livros, além de canecas do programa “Agora é tarde”. Além do merchandising, o apresentador reserva um tempo para sessões do autógrafos, passando quase duas horas desta sexta-feira dando assinaturas para agradar seu público.

Para encerrar a noite o principal evento: o Encontros Gozados reúne no palco do teatro diversos tipos de humoristas de várias vertentes. A Cia. Melhores do Mundo contagiou o público reprisando sua famosa esquete de Joseph Climber. Outros momentos altos foram as apresentações do comediante português Ricardo Araújo, fazendo graça dos perigos de São Paulo; e a dupla da Comédia em Preto e Branco, stand-up com humor negro no máximo.

No final das contas, o Risadaria se mostra um grande evento recheado de grandes nomes, mas que tem muito para crescer ainda. Quem sabe no futuro, o festival que ocupa apenas o andar térrero da Bienal não chegue a ocupar o pavilhão inteiro?


Por Edson Castro

Atualizado em 10 Abr 2012.

Mais notícias

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte

Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro disponibiliza online seu acervo de pintura com mais de 400 itens

Arte

B3 cede obras de grandes nomes do movimento modernista ao MASP

Arte

Inhotim lança duas novas exposições virtuais no Google Arts & Culture

Arte

Google Arts&Culture disponibiliza obras do artista plástico e militante político Antonio Benetazzo; saiba mais!

Arte

Agora você pode visitar a exposição dos 20 anos de Harry Potter em uma plataforma online do Google; saiba mais!

Arte