![]() |
Foto: Editora Globo |
![]() |
Foto: Editora Globo |
Mais precisamente as telenovelas da Rede Globo são responsáveis por tamanha influência. Recentemente então, a criatividade, produção e perfeição de tais programas envolvem quase todas as classes sociais e as mantêm ligada numa mesma informação.
![]() |
Foto: divulgação TV Globo |
Entre outras tendências marcantes, vindas das personagens globais, estão o cabelo loiro que chegava a ser quase branco de Carolina Dieckmann ao interpretar a terrível Leona de Cobras e Lagartos, os cordões de metais presos nos cabelos de Bionda, personagem de Mariana Ximenes em Uga Uga, a mini-blusa da incessante Babalú, dominada por Letícia Spiller em Quatro Por Quatro, sem esquecer das blusas estilo maiô de Bebel, representada por Camila Pitanga em Paraíso Tropical.
![]() |
Foto: Site oficial e Editora Globo |
O professor João Braga explica que a televisão lança tendências o tempo inteiro e que no Brasil ela é o meio de comunicação de maior poder, porém, quem consolida a moda é mesmo o grande público. "Este por sua vez, procura associar o bom ao belo e por isso acaba se rendendo a sugestão proposta no figurino das tramas se ele o agrada. Além disso, existe um fator de identificação; sempre alguém tem mais afinidade com um personagem. E cada vez mais a emissora procura provocar essa relação com o público."
Para contar um pouco mais dos últimos quarenta anos de história dos figurinos, a Editora Globo lançou o livro Entre Tramas, Rendas e Fuxicos - O Figurino da Teledramaturgia da TV Globo que seleciona mais de 200 imagens de arquivos, baseadas em pesquisa histórica, e leva também depoimentos dos figurinistas, autores, atores e diretores de novelas.
O Guia da Semana entrou em contato com os comerciantes do maior pólo de comércio do país, a Rua 25 de março, entre eles funcionários das lojas: Tokbijouterias, Pitbijoux, Bolsas Brasil, Pitbullacessórios e constatou: 1) O público jovem e feminino é quem mais procura pelas coisas das personagens. 2) A novela das oito sempre faz mais sucesso quando se trata de moda, as da sete fica em segundo lugar. 3) Darlene e Bebel estão entre as tops e ainda são as mais citadas por clientes dentro das lojas. 4) Muitos clientes se referem ao acessório como "este que está na moda" mas, os vendedores já fazem a tradução: "Ah o da novela..." |
Consultas:
* Prof. João Braga - especialista em História da Arte pela FAAP, Pós-Graduado em História de Indumentária pelo Instituto Paulista de Museologia e especialista em História da Moda pela Esmod de Paris.
* Marília Carneiro- figurinista da Rede Globo e autora do livro No Camarim das Oito.
* Verônica Papoula - Editora Globo.
Atualizado em 6 Set 2011.