Guia da Semana

A artista plástica, música e cineasta de vanguarda Yoko Ono, que foi casada com John Lennon, completa hoje, dia 18 de fevereiro, 80 anos. Mas quem pensa que a passagem do tempo diminuiu a energia da artista está muito enganado. Nos últimos meses, por exemplo, Yoko Ono manteve uma intensa atividade: na luta contra o "fracking", discutida técnica de extração de hidrocarbonetos, e na defesa do fundador do Wikileaks, Julian Assange.

+ Conheça os musicais que vão agitar a cidade em 2013
+ Estreias no teatro em São Paulo

Fora do ativismo, Yoko Ono também se lançou recentemente no mundo da moda. A artista desenhou uma coleção de roupas masculinas inspirada em John Lennon para as lojas Opening Ceremony. Intitulada "Fashions for Men", a coleção, cujas peças foram baseadas em desenhos que a artista japonesa deu a Lennon em 1969, consiste em séries limitadas de 52 unidades de cada peça.

Já em relação à carreira musical, Yoko lançou no ano passado um disco com seis músicas gravadas com Kim Gordon e Thurston Moore, membros do grupo de rock alternativo Sonic Youth.

Na área das artes, uma exposição retrospectiva do seu trabalho, intitulada "Half-A-Wind Show", está em cartaz na cidade alemã de Frankfurt – a mostra ainda vai visitar a Dinamarca, Áustria e Espanha.

Com todo esse pique, a comemoração de seu aniversário não poderia ser diferente. A artista vai celebrar a data especial com um show na famosa sala Volksbühne de Berlim, na qual se apresentará junto com a Plastic Ono Band, liderada por seu filho Sean Lennon.

Carreira

Yoko Ono, que cresceu em meio à cultura ocidental, é um nome de destaque dentro da cena artística mundial. A artista plástica, musicista, cineasta de vanguarda e ativista vive em Nova York desde 1951, e desde então produz obras consagradas.

Para homenagear essa grande artista, o Guia da Semana separou alguns trabalhos marcantes da sua carreira.


Painting To See The Skies ("Pintando para ver os céus") - 1961


Grapefruit, lançado em 1964. A publicação é uma compilação de "instruções de obra de arte" (entre elas Hide & Go Seek: "Se esconda até que todos se esqueçam de você. Se esconda até que todos morram.").

O filme experimental Nº4 (também conhecido como Bottoms) apresenta 365 closes de nádegas

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 19 Fev 2013.