Guia da Semana

Berço da boemia em Belo Horizonte, não é de hoje que o bairro Santa Tereza é um dos principais símbolos culturais da cidade. Com seu conjunto arquitetônico único, que resistiu ao avanço da verticalização da capital e que remete a um certo clima de cidade de interior, o bairro foi e ainda é palco de inúmeras manifestações culturais.

Basta lembrar que o Clube da Esquina, que revelou artistas mineiros como Milton Nascimento, Fernando Brant e Lô Borges, nasceu no cruzamento das ruas Paraisópolis e Divinópolis. Também foi ali que surgiram Sepultura e Skank, na década de 1980. Mais recente, o renascimento do carnaval de rua também passa por seus caminhos e praças. Além disso, não é exagero considerá-lo um dos principais polos gastronômicos de BH, já que reúne diversos bares e restaurantes que fazem a alegria de moradores e turistas.

Este cantinho da zona leste de BH leva a tradição a sério: um exemplo é o Bar do Orlando, o mais antigo da capital, que permanece aberto no bairro Santa Tereza desde 1919. Outro é o Bar do Bolão, que, de tão tradicional, se tonou ponto turístico da cidade. Também por isso boa parte do bairro, inclusive seus estabelecimentos, foi tombada como Patrimônio Cultural da cidade em 2015.

Engana-se, porém, quem acha que o bairro, também chamado pelos frequentadores de Santê, vive só de passado: ele também está aberto e abraça um novo público, descolado e moderninho, como a geração de jovens empreendedores que vêm renovando a cena local. Conheça seis bares e restaurante imperdíveis no bairro Santa Tereza!

Atualizado em 25 Nov 2015.