Guia da Semana

6 bares espanhóis para comer deliciosas tapas

Confira um roteiro com opções deliciosas para beliscar.

O nome parece estranho, mas nada tem a ver com bofetadas. Muito pelo contrário, se refere a algo delicioso. “Tapear” é uma palavra que, em português, pode ser traduzida como “beliscar”. E é por isso que temos visto tanto por aí bares e restaurantes que inspiram na culinária espanhola utilizando o termo no cardápio.

As tapas - também conhecidas por pintxo, ou pincho - ganharam espaço nos estabelecimentos paulistanos, para nossa sorte. Na Espanha este hábito vem sempre acompanhado de bebidas e uma boa conversa, e no Brasil não poderia deixar de ser igual. Muito Jamón, Manchego e Croquetas: confira 6 bares espanhóis para comer deliciosas tapas

Sancho Bar y Tapas

O bar-restaurante espanhol conta com um ambiente bem típico, na qual sobressaem peças de presunto cru ibérico e cartazes de touradas. Sobre o balcão, ficam espalhadas dezenas de tapas montadas sobre o pão espanhol. As Tapas & Pintxos do Día variam e custam R$ 10. Há também outras opções individuais, como Rabo de Toro (pão da casa, rabada braseada no vinho tinto), Croqueta de Paella, Croqueta de Jamón, Mini pulpo confitado con páprica (mini polvo), Medallón de Solomillo con Cream Cheese e muito mais. O menu também traz diversas opções ótimas para compartilhar.

Torero Valese

O ambiente criado pelo próprio chef e proprietário, Juliano Valese, traz referências divertidas à Espanha, transmitidas em quadros, objetos e souvenirs. Um balcão com apenas quatro lugares é reservado para aqueles que desejam ter a experiência de uma degustação guiada pelo chef. É ali que Juliano cria, de quinta-feira a sábado, mediante reserva, uma sequência exclusiva a cada noite, que inclui até dez tipos de tapas harmonizadas com cava Freixenet ou vinho, e variedades de azeites. Para quem quiser provar apenas algumas opções do cardápio, pode optar por Gambas al ajillo (camarões-rosa feitos em azeite espanhol, alho laminado, pimenta calabresa e flambados no jerez), Pulpo a la Gallena (polvo temperado com páprica doce e picante, azeite espanhol e flor de sal), Embutidos espanhóis (chourizo picante, salame cantimpalo, fuet ou sobreassada servido com tomate catalão) e mais dezenas de opções de tapas.

Adega Santiago

O bar privilegia vinhos da região e a culinária da fronteira entre o Alentejo português e a Estremadura espanhola, zona de intercâmbio de ingredientes e receitas destas duas cozinhas. O ambiente informal das tabernas foi reproduzido no salão da Adega em um projeto com presença marcante de madeira escura e tons de verde. Dois longos balcões com bancos altos remetem aos bares de tapas, em que os espanhóis degustam pequenos bocados de pé. No cardápio a famosa Alheira (linguiça portuguesa a base de pão, carne de porco, alho e ervas), Croquete de Jamón e Verdura (bolinho cremoso com espinafre e jamón), Croquete de Pato, Gambas al Ajillo (camarões feitos no forno à lenha) e mais.

Taberna 474

Ambiente de taberna, cozinha de tasca. Inspirada nas tascas lisboetas, a casa enfoca a culinária da orla portuguesa em um ambiente que remete às antigas tabernas da Península. A temática praiana permeia toda a taberna, da cozinha. O menu também traz a famosa Alheira (enchido português de pão, frango, carne de porco, pão, azeite e alho), Seleção de Queijos e Jamón Serrano, Enchidos e Vinagretes de Favas (Morcilla de Burgos, Chistorra e Alheira com vinagrete de favas cerdes), além de tantas outras opções. O cardápio também conta com diversos sabores de tostadas, como a de queijo fresco, tomate e tomilho.

Don Mariano

Pequeno e de ambiente simples, o local toma emprestada parte da calçada da movimentada Rua João Cachoeira, no lotado bairro do Itaim. Com mesas de tampo de pedra e decoração sem frescuras, a casa guarda uma atmosfera de bar-restaurante e é dedicada sobretudo às receitas espanholas. Entre os petiscos, peça pelo montadito de jamón serrano e queso manchego.

La Tapa!

Cantinho hispânico no Tatuapé, tem ambiente concebido na cor vermelha e no qual se veem cartazes de tourada e fotos de pontos turísticos de Madri. E, é claro, as tapas são o ponto forte do cardápio. O pão com tomate vem coberto por lascas de manchego, queijo de ovelha da região de La Mancha. Já a tortilha de chouriço é feita. Na carta de bebidas, a típica sangria e os mais de 25 rótulos de cervejas importadas.

Atualizado em 17 Jun 2016.

Por Marina Marques
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Evento de degustação de cervejas caseiras e artesanais ocupa rooftop do prédio Tomie Ohtake

O IX BIER HUB FESTIVAL é o primeiro evento cervejeiro em SP do ano e conta com entrada franca (em ingressos promocionais limitados!)

11 bares e restaurantes no RJ para o Dia do Bacon

Saiba onde degustar essa iguaria em uma data tão especial

Bar em SP oferece quarto em que os clientes podem quebrar coisas para aliviar a raiva

Break Lab fica em Interlagos e te dá a chance de destruir TVs e garrafas de vidro

Bar no Tatuapé procura degustadores de sobremesas

Jordão Bar vai escolher quatro vencedores para provar os novos doces da casa

Bares de SP transmitem os jogos olímpicos de 2016; confira programação

Confira lugares que oferecem programação especial, transmissão das competições e diversão garantida

Bares e restaurantes em SP para ir de bike (e ainda ganhar desconto por isso)

Confira um roteiro com lugares que dão mimos e descontos para ciclistas