Guia da Semana
Bares (antigo)
Por Juliana Andrade

9 bares mais antigos do mundo

Bares e restaurantes que nasceram de pequenas pousadas para receber viajantes.

O interior do bar Brazen Head, na Irlanda (Reprodução)

Você acredita que o primeiro bar registrado no mundo foi há 1210 anos atrás? Muito tempo antes da descoberta de várias coisas, inclusive da pólvora. E você aí achando que conhece tudo de bares e restaurantes...

+ Conheça 10 bares curiosos ao redor do mundo
+ As cervejas mais caras do mundo

Agora, o mais interessante é que graças a algumas pessoas, esses bares e restaurantes funcionam até hoje e servem comidas e bebidas que foram degustadas de geração a geração. Imagine pegar um cardápio e pedir um prato que era servido anos atrás? Maluco, né?

Stiftskeller St. Peter – 1210 anos

É quase inacreditável que esse restaurante ainda funcione. O Stiftskeller St. Peter fica entre os muros do mosteiro St Peter’s Archabbey, na Áustria e está lá antes da descoberta da pólvora ou dos jogos de baralho. É também a pousada mais antiga da Europa e a sétima empresa mais antiga do mundo.

Onde: Salzburg, Áustria

The Bingley Arms – 1108 anos

Engana-se quem pensa que o pub mais antigo fica na Irlanda. O The Bingley Arms está na ativa desde 905, na época quando monges e viajantes se hospedavam por ali entre uma viagem e outra. Ele é tão velho que foi mencionado em 1086 em um registro de levantamento sobre números da Inglaterra, o famoso censo.

Onde: Bardsey, Inglaterra

Brazen Head – 815 anos

Agora sim chegamos na Irlanda! Vários escritores como Jonathan Swift, o autor de “As Viagens de Gulliver”, ficaram hospedados no Brazen Head. Dizem até que Robin Hood passou pelo pub e tomou uns bons drinks por ali. ;)

Onde: Dublin, Irlanda

Bratwursthäusle – 700 anos

A linguiça de porco, mais conhecida como salsisha, é o carro chefe da casa e faz parte da história desse bar que funciona desde 1313. Está sempre lotado e centenas de pessoas já passaram por lá. Se você estiver em Nürnberg, não deixe de fazer uma refeição no Bratwursthäusle.

Onde: Nürnberg, Alemanha

Zum Riesen – 699 anos

Pra você ter uma ideia, o Luís II da Baviera, conhecido como Rei Louco, ficou aqui em 1314, e a partir daí a pousada começou a servir os clientes. Bruxas costumavam ser queimadas em fogueiras bem próximas do prédio, que mudou de dono diversas vezes.

Onde: Miltenberg, Alemanha

Brauhaus Sion - 695 anos

É um típico bar alemão e desde 1318 vem servindo ao público como um restaurante e cervejaria. Só fechou por um tempo uma vez na vida, quando rolaram os bombardeios da 2 ª Guerra Mundial. Dizem que eles vendem as refeições e as bebidas por um preço camarada.

Onde: Colônia, Alemanha

Kyteler's Inn – 689 anos

Alice de Kyteler foi a fundadora do bar, que leva um gato preto como o símbolo do estabelecimento. Alice casou-se quatro vezes e também foi condenada a fogueira depois de ser acusada de bruxaria, mas fugiu para a Inglaterra para evitar a morte. Drama, né? Mesmo assim o pub continua lá firme e forte.

Onde: Kilkenny, Irlanda

La Couronne – 668 anos

É o restaurante mais antigo da França e desde de 1345 serve refeições deliciosas. Atualmente, Darwin Cauvin é o responsável por pelo La Couronne, que foi considerado um lugar mágico pela atriz Grace Kelly. Também pudera: diz que no La Couronne todos os dias é uma festa.

Onde: Rouen, França

Haus zum Rüden – 665 anos

Há mais de 600 anos localizado no coração de Zurique, o restaurante preserva até hoje a decoração totalmente medieval. Além de ser o mais antigo, é também considerado um dos melhores da cidade. Mas, se a sua ideia é dar uma passadinha por lá, é bom levar uma grana considerável porque um jantar completo pode ser uma pequena fortuna.

ONDE: Zurique, Suíça


Por Juliana Andrade

Atualizado em 12 Nov 2013.

Mais notícias

Cerveja Hoegaarden abre bar próprio no Largo da Batata, em Pinheiros

Bares (antigo)

Cinesala abre bar em São Paulo; saiba mais!

Bares (antigo)

Bar do Urso, da cervejaria Colorado, inaugura unidade na Augusta; confira!

Bares (antigo)

Bar da Vila Madalena inova com comanda individual no celular; confira

Bares (antigo)

Evento de degustação de cervejas caseiras e artesanais ocupa rooftop do prédio Tomie Ohtake

Bares (antigo)

11 bares e restaurantes no RJ para o Dia do Bacon

Bares (antigo)
Guia da Semana Premium
Nosso conteúdo na melhor forma!

Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!