Guia da Semana

Inaugurado em 1940, o Bar Léo é um dos mais antigos de São Paulo. O estabelecimento está localizado no centro da cidade e hoje é administrado por proprietários do Bar Brahma. O local se firmou como um ponto de encontro de empresários e trabalhadores da região.

+ Confira o especial de SP Vintage no Guia da Semana
+ Conheça lugares centenários na cidade de São Paulo

Sérgio Barros, gerente do bar, comenta que possui um público fiel. “Cerca de 80% da nossa clientela é de pessoas que trabalham na região, que almoçam aqui e voltam à noite para o happy hour”, diz.

O famoso copo de chope, chamado de caldereta, foi uma criação de Seu Hermes, um dos antigos donos do Bar Léo. O chope Brahma é o carro chefe do local, que também oferece petiscos e pratos para o almoço.

Artistas e políticos também foram frequentadores do bar. “O Jânio Quadros vinha aqui para almoçar, ele era amigo do antigo dono, seu Hermes. O Antônio Marcos também freqüentava, com a Vanusa”, comenta o garçom Luiz de Oliveira.

Ícone da história do bar, Luiz de Oliveira, ou simplesmente Seu Luiz, hoje com 93 anos de idade, atende no local há 52 anos e comenta que atualmente há vários bares na região, mas a qualidade do chope do Bar Léo é o grande diferencial. “Não há chope como o nosso”, completa.

Por Renato Bonfim

Atualizado em 15 Ago 2013.