Guia da Semana
Bares (antigo)
Por Marco Sá

Bares Para Curtir Samba No Rio De Janeiro

O Guia da Semana fez um roteiro para quem não é ruim da cabeça, nem doente do pé e quer curtir as melhores rodas da cidade..

O Beco do Rato é tradicionalíssimo na Lapa (Divulgação)

O Rio de Janeiro é a cidade que respira samba. Não há um bairro que você vá que não tenha uma rodinha, que esteja tocando esse ritmo que é patrimônio cultural do brasileiro.

Pensando nisso, o Guia da Semana separou alguns bares que fazem bonito nesse quesito. E não vá pensando que - apesar de predominante - é só na Lapa que tem samba, não!

Trapiche Gamboa, Saúde


Um casarão antigo, tem uma decoração bem tradicional. Sua programação é toda dedicada ao samba. Às segundas, a tradicional roda com o grupo Samba de Fato. Às quintas, o grupo Razões Africanas vai um pouco além, com ciranda e jongo.

Carioca da Gema, Lapa


Inaugurado em 2000, o casarão da Mem de Sá conta com quatro ambientes e é um dos preferidos para quem gosta de samba e MPB. O diferencial é que a casa sempre conta com novos nomes e um invejável cardápio.

Bom Sujeito, Barra da Tijuca


Às quintas-feiras, o ex-jogador do Flamengo Junior realiza o Samba Dá Sopa, onde a renda vai para instituições de apoio a crianças carentes. Foi lá, por exemplo, que a grande dama do samba, Dona Ivone Lara, escolheu para comemorar seus aniversários de 85 e 86 anos.

Bar Semente, Lapa


Bem aos pés dos Arcos da Lapa, o Bar Semente já construiu sua história. Conhecido por revelar novos nomes do samba, como Teresa Cristina (e o Grupo Semente), o bar continua com as noites dedicadas a justamente isso.

Boteco Du Carvalho, Botafogo


A decoração toda remete à Lapa. Com paineis e uma réplica da Escadaria Selarón, o boteco tem uma extensa programação de samba. Inclusive, já ganhou até bloco de carnaval: o Bloco du Carvalho em Pé.

Beco do Rato, Lapa


Bastante conhecido pelas rodas de samba, já foi palco para nomes de grandes bambas como Luiz Melodia, Wilson Moreira, Moacyr Luz e Beth Carvalho.

Casa Rosa, Laranjeiras


A Casa Rosa é das mais ecléticas, por isso vale conferir a agenda. No casarão que já foi um cabaré, são comuns as rodas de samba, feijoadas e grandes festas dedicadas ao ritmo. Pretinho da Serrinha e Moacyr Luz são nomes frequentes. 


Por Marco Sá

Atualizado em 10 Jul 2013.

Mais notícias

Cerveja Hoegaarden abre bar próprio no Largo da Batata, em Pinheiros

Bares (antigo)

Cinesala abre bar em São Paulo; saiba mais!

Bares (antigo)

Bar do Urso, da cervejaria Colorado, inaugura unidade na Augusta; confira!

Bares (antigo)

Bar da Vila Madalena inova com comanda individual no celular; confira

Bares (antigo)

Evento de degustação de cervejas caseiras e artesanais ocupa rooftop do prédio Tomie Ohtake

Bares (antigo)

11 bares e restaurantes no RJ para o Dia do Bacon

Bares (antigo)