Guia da Semana

Quem anda pelas ruas da Liberdade louco atrás de um restaurante perfeito pra chamar de seu, às vezes, esquece que por ali existem lugares tão peculiares. O Kintaro, bar localizado na rua Thomaz Gonzaga desde 1993, é um deles.

+ Onde comer os melhores pratos orientais da Liberdade
+ Prepare seu churrasco na mesa do restaurante

Quando você bate o olho de primeira, não dá muita bola pro local. A fachada é igual a qualquer bar que você está acostumado a ver nas ruas do centrão da cidade, mas assim que você atravessa a porta tem uma surpresa.

O Kintaro é o encontro dos botecões brasileiros com os botecões japoneses, conhecidos como Izakaya. Os irmãos William e Wagner (ou Taka e Yoshi) é que estão à frente do bar ao lado de Dona Lídia, mãe dos marmanjos e responsável pelas guloseimas nipônicas servidas diariamente.

"Servimos petiscos caseiros. Coisa típica de Izakaya com um toque caseiro de imigrante. Utilizamos principalmente os frutos da estação", explica Willian. Dentre diversas opções do cardápio, você encontra desde tempurá de camarão com legumes e omelete com shoyu e sakê até o Carapau, prato que inclui peixe, marisco, ostra agridoce, polvo e pepinos banhados no vinagre.

Mas nenhum desses saborosos pratos fazem tanto sucesso quanto a berinjela "de todos os pratos, o que mais sai é a Berinjela com missô e o Suzuke de peixe, que varia conforme a época", conta. Outro sucesso no bar é o Chanko Nabe, que é feito apenas por encomenda e para no mínimo seis pessoas. Hit entre os lutadores de sumô, o Chanko Nabe é um ensopado que leva tudo que você imaginar, frango, peixe, tofu, carne de boi e de porco, frutos do mar, verduras e legumes.

Então, quando você for dar um rolê na Liberdade, não deixe de visitar o Kintaro e nem hesite em se aventurar pelos sabores dos petiscos espalhados na estufa do boteco. Mas fique atento pois, vez ou outra, o bar fecha pelo fato dos irmãos, que também são lutadores de sumô, saírem para competições Brasil afora.

Kintaro
Rua Tomás Gonzaga, 57, Liberdade
Funcionamento: Segunda a quinta das 7h30 às 23h, sexta das 7h30 à 0h e Sábado das 7h30 às 21h.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 6 Fev 2014.