Guia da Semana
Bares (antigo)
Por Renato Malaguti

Botecos Clássicos no RJ

Confira uma lista com os principais botecos clássicos encontrados no Rio de Janeiro.

Localizado no bairro de Santa Teresa, o Armazém São Thiago lembra os velhos botequins (Divulgação)

Nostalgia, boemia e tradição. Essas três palavras, somadas, remetem a um estabelecimento específico: boteco clássico. Foi-se o tempo onde somente os ambientes moderninhos recebiam destaque. Aqui, televisões antigas, fotos em preto e branco, famílias tradicionais no comando da casa por gerações e bebidas com rótulos antigos são as principais atrações. 

>> Confira também os bares ao ar livre no RJ
>> Saiba dos bares onde dançar na capital carioca
>> Veja os bares com nome de Santo na Cidade Maravilhosa
>> Fique por dentro dos bares da Lapa 

No final de 2011, alguns bares tradicionais do Rio de Janeiro agora são patrimônio da cidade. O prefeito Eduardo Paes decidiu declarar Patrimônio Cultural Carioca 12 casas tradicionais, com o objetivo de tentar valorizar e divulgar sua importância destes estabelecimentos. O Guia da Semana fez uma lista com sete destes botecos, valorizando a tradição da boemia carioca. Confira!

Café Lamas

O Café Lamas, atualmente, é um bar restaurante que não deixou de lado sua principal característica, a tradicionalidade

Localizado na zona sul carioca, mais precisamente no bairro do Flamengo, a casa tem tradição há 135 anos na região. Por lá passaram nome de escritores famosos, como Machado de Assis e Monteiro Lobato. Sua tradicional canja costuma alegrar os clientes.

Bar Brasil
Fundado no ano de 1907, o botequim se localiza próximo aos Arco da Lapas e do Circo Voador. O chopp - tanto o claro quanto o escuro - é tirado na tradicional torre de bronze da casa. Kassler com lentilhas (carré defumando), o Eisbein com chucrute e batata (joelho de porco) e o mix de salsichas (com salsichão vermelho e salsichas branca, Frankfurt e suíça) estão entre as comidas mais pedidas. 

Bar Lagoa

O Bar Lagoa é considerado um bar restaurante clássico

Inaugurado em 1934 com o nome de Bar Berlim, oferece um pouco da culinária alemã para seus clientes. A casa é mantida por três gerações da mesma família e tem uma decoração no estilo art déco. O kassler defumado com chucrute está entre os destaques gastronômicos.
 
Armazém do Senado
Para os que procuram por nostalgia e boemia, o armazém localizado no centro da cidade maravilhosa aposta na caracterização rústica para chamar a atenção. Possui 105 anos de tradição. As porções de frios, compostas por queijo provolone, azeitona, salaminho e mortadela, são boas pedidas para petiscar. 

Armazém São Thiago
 
Foto do Armazém São Thiago tirada em 1923

Com uma decoração inspirada nos velhos botequins cariocas, o armazém, inaugurado na década de 1920, é ponto de encontro de turistas e de amigos de antigas datas. Sem sombra de dúvidas, a casa é reduto da boemia do bairro. Em seu cardápio, petiscos tradicionais como croquetes de carne, carne-seca com aipim e bolinho de bacalhau. 

Nova Capela
 
O Nova Capela serve pratos da gastronomia portuguesa e outros variados

Situado no tradicional bairro da Lapa, o boteco, reconstruído na década de 1960, é ponto de encontro para boemia. A casa, com movimento constante, só fecha as portas até seu último cliente se retirar. O principal prato é o cabrito servido com arroz de brocolis

Adega Flor de Coimbra

Fachada do Adega Flor de Coimbra

Com o objetivo de tentar levar para seus clientes um ambiente familiar ha mais de 70 anos, a adega possui estilo ligado aos botecos clássicos do Rio de Janeiro. A carta de vinhos, composta por opções francesas, chilenas, argentinas e portugesas, é o diferencial da casa.


Por Renato Malaguti

Atualizado em 14 Fev 2013.

Mais notícias

Cerveja Hoegaarden abre bar próprio no Largo da Batata, em Pinheiros

Bares (antigo)

Cinesala abre bar em São Paulo; saiba mais!

Bares (antigo)

Bar do Urso, da cervejaria Colorado, inaugura unidade na Augusta; confira!

Bares (antigo)

Bar da Vila Madalena inova com comanda individual no celular; confira

Bares (antigo)

Evento de degustação de cervejas caseiras e artesanais ocupa rooftop do prédio Tomie Ohtake

Bares (antigo)

11 bares e restaurantes no RJ para o Dia do Bacon

Bares (antigo)