Guia da Semana

O Rio é uma das cidades com a maior quantidade de bares do Brasil. Para quem não gosta de música alta ou só quer fugir um pouco da badalação, o Guia da Semana fez um roteiro de bares GLS com alguma tranquilidade, mas muita diversão.

Beber, conversar com os amigos, namorar ou desencalhar? Confira opções e decida seu programa!

Tô nem aí, Ipanema

Localizado na esquina da Farme de Amoedo com a Visconde de Pirajá, é um dos mais disputados. Com decoração rústica, durante o dia recebe o pessoal saindo da praia. À noite, as mesas altas na calçada acabam virando a fila para entrar. Entre várias opções de cerveja e drinks, um dos mais pedidos é o que leva o nome da casa, preparado com tequila ouro, suco de laranja e granadine. Chegue cedo!

Buteskina, Copacabana

O bar fica na rua Santa Clara, bem próximo à Barata Ribeiro, o que acaba facilitando o acesso. Com música ao vivo algumas vezes por semana, o chopp gelado e o pastel de queijo, embora tradicionais, são os mais servidos.

Estilo da Lapa, Lapa

Localizado no coração da boemia carioca, o bar tem, além das opções tradicionais, algumas variações gastronômicas que chamam a atenção: Bruschetta Mediterrânea (atum, gorgonzola e alcaparras) e Caponata Siciliana (Berinjela, Tomate, Azeitonas e Alcaparras com Pão Arabe). Para beber, às quintas o Estilo tem dose dupla de caipirinha.

Galeria Café, Ipanema

Um dos mais antigos do público GLS, durante o dia é possível beber tranquilamente, ler um bom livro e curtir o som ambiente. A partir das 22h, o Galeria se transforma em boate, com festas dos mais badalados DJs. Aos domingos, durante o dia, acontece um bazar de produtos de moda, arte, decoração, bijuterias, jóias e acessórios de

Up Turn Bar, Barra da Tijuca

Fugindo um pouco do eixo Centro/Zona Sul, tem o Up Turn, na Avenida das Américas. Com ambiente despojado, é bom também se quiser dançar. Seu cardápio oferece mais de 30 tipos de drinks, sendo o Napolitano um dos preferidos do público, à base de licor de chocolate e avelã, morango, creme de leite e leite condensado

Cafeína, Ipanema

O Cafeína não é bar, mas merece figurar por aqui. Um café, com cara de bistrô, também na Farme de Amoedo e, apesar de ser uma rede, com filiais no Leblon e em Copacabana, este é bastante frequentado pelo público GLS (muito pela localização). Servindo também almoço, vale pedir a Salada Cafeína: rúcula, shiitake no azeite extra virgem quente, croûton e parmesão. Para a sobremesa, a Torta Zucotto de Chocolate com Nozes é uma das preferidas.

Além da já citada Farme de Amoedo, os pontos de encontro costumam ser a Praça São Salvador, em Laranjeiras, e o Baixo Voluntários, em Botafogo. Tem alguma dica?

Por Marco Sá

Atualizado em 17 Mai 2013.