Guia da Semana

Guia da Semana

Desde novembro de 2010, o prédio da antiga Secretaria de Estado da Fazenda abriga o Memorial Minas Gerais - Vale, que se propõe a fazer contraste entre a Minas clássica e a Minas multicultural moderna. Parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o local retrata a história e os costumes mineiros, com acervo diversificado distribuído em 31 salas.

Os visitantes conferem o Minas Imemorial, espaço reservado às fazendas, lavras, quilombos e sítios arqueológicos dos séculos 18 e 19, o Minas Visionária, que fala da tradição, do entusiasmo e das ideias locais, e o Minas Polifônica, ambiente interativo que guarda a história da miscigenação, das festas populares e das artes barroco e modernista.

Com curadoria do arquiteto, cenógrafo e artista plástico Gringo Cárdia, o Memorial Minas Gerais Vale exibe em um dos espaços textos gravados em roupas, árvores repletas de poemas, bem como fotos, textos, vídeos e outras mídias. O diálogo entre objetos distintos tem o objetivo de levar o espectador a vivenciar a respectiva história apresentada.

Mapa do local

Memorial Minas Gerais - Vale

Horário(s) Quarta a sexta, 13h e às 15h30 (visita monitorada, é necessário agendamento).

Endereço
antigo prédio da Secretaria da Fazenda
Praça da Liberdade, s/nº, 30140-010

Telefone (31) 3343-7317

Site do estabelecimento

Atualizado em 17 Abr 2014.