Guia da Semana

Guia da Semana

Inaugurado em 14 de dezembro de 2005, o Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte é o primeiro empreendimento brasileiro dedicado integralmente ao trabalho no país. O espaço de nove mil metros quadrados revela a riqueza da produção popular na era pré-industrial, que deu origem às profissões contemporâneas.

O acervo com mais de 2.147 peças do século XVIII ao início do século XX, de diversas regiões do país, foi colecionado pela empreendedora cultural Angela Gutierrez, ao longo de três décadas, dando continuidade ao trabalho iniciado por seu pai, Flávio Gutierrez.

As 2.200 peças, entre ferramentas, utensílios e equipamentos, estão divididas em áreas temáticas e foram identificadas após um longo e paciente trabalho de pesquisa, pois se encontravam, na maioria das vezes, em zonas rurais afastadas dos centros urbanos, em sítios abandonados, nas antigas oficinas e cozinhas.

O museu ocupa os prédios históricos da Estação Central, onde funciona, ainda hoje, uma estação de metrô e um ramal ferroviário.

Mapa do local

Museu de Artes e Ofícios

Horário(s) Terça e sexta, 12h às 19h; quarta e quinta, 12h às 21h; sábado, domingo e feriado, 11h às 17h.

Endereço
Praça Rui Barbosa, s/n°, 30160-000

Telefone (31) 3248-8600

Site do estabelecimento

Atualizado em 23 Abr 2014.