Guia da Semana

Guia da Semana

Inaugurado em outubro de 2006, o Museu dos Brinquedos é fruto da coleção de uma mulher chamada Luiza de Azevedo Meyer. A coleção preservada por ela fica à disposição dos que buscam voltar no tempo e de jovens e crianças que desejam saber mais sobre a velha infância.

O local, que tem a missão de preservar, conhecer e difundir o patrimônio cultural lúdico da infância no Brasil, é pioneiro em Minas Gerais. O acervo inclui mais de cinco mil peças, desde o final do século 19 até os dias atuais, como jogos, piorras, bonecas, carrinhos, fortes apaches, cavalinhos de pau, lanternas mágicas, instrumentos musicais, fantoches, livros, discos e outras pequenas joias. O museu realiza mostras itinerantes, cursos e oficinas.

Luíza Meyer é natural de São João Del Rei e começou sua coleção com brinquedos que pertenceram aos seus dez filhos e aos 22 netos. A mineira faleceu em 2000 e sua família deu continuidade ao projeto. Em 2002, o Instituto Cultural Luiza Meyer de Azevedo foi fundado para a implantação do Museu dos Brinquedos, que desde sua fundação aceita doações.

Foto: Divulgação

Mapa do local

Museu dos Brinquedos

Horário(s) Segunda a sexta, 9h às 17h; sábado e feriados, 10h às 17h.

Endereço
Avenida Afonso Pena, 2564, 30130-007

Telefone (31) 3261-3992

Site do estabelecimento

Atualizado em 30 Abr 2012.