Guia da Semana

Guia da Semana

A catedral foi construída no local em que existia uma capela de pau-a-pique erguida por bandeirantes no século XVIII. O novo templo erguido em memória à padroeira de Belo Horizonte, Nossa Senhora de Boa Viagem, em 1932. Com estilo neogótico, a igreja possui vitrais de grande beleza e um altar-mor confeccionado em mármore de Carrara.

Na realidade, a fundação da cidade e a criação da igreja se confundem. Quando ainda não havia nada na atual capital de Minas Gerais, os portugueses se estabeleceram na área. No trajeto para o Brasil, os colonos trouxeram uma imagem de Nossa Senhora para que fizessem uma boa viagem. Como fizeram um percurso tranquilo de Portugal até as terras brasileiras, os bandeirantes decidiram homenagear a santa.

Hoje, a Igreja da Boa Viagem é uma das mais importantes da cidade. Com capacidade de cerca de 400 pessoas, o templo é conhecido por abrigar o Santuário da Adoração, onde o Santíssimo fica exposto 24 horas. Na data comemorativa da padroeira, a procissão reúne cerca de 15 mil fiéis.

Foto: Belotur

Mapa do local

Igreja da Boa Viagem

Endereço
Rua Alagoas, 175, 30130-160

Telefone (31) 3222-2361

Atualizado em 9 Abr 2012.