Guia da Semana

Este evento terminou

O Museu de Artes e Ofícios (MAO) promove, até 24 de julho, a exposição temporária Família Ferrez - Novas revelações, como parte das atividades comemorativas da sexta edição da Semana de Museus. O acervo, composto por fotografias da riquíssima Coleção Gilberto Ferrez, revela mais de 150 anos da história do Brasil.

A exposição é resultado de um projeto de higienização, catalogação, classificação e acondicionamento dos arquivos pessoais daquele que é considerado o primeiro historiador da nossa fotografia, Gilberto Ferrez, e de seus ilustres antepassados. O acervo traz mais de 200 obras, além de cadernetas de viagem, desenhos e máquinas fotográficas.

O arquivo fotográfico dos Ferrez é também muito expressivo do ponto de vista quantitativo. Gilberto, junto com o pai, Julio Ferrez, e o tio, Luciano Ferrez, - estes conhecidos como pioneiros na produção, exibição e distribuição cinematográficas - produziram, durante a primeira metade do século 20, cerca de oito mil fotografias, documentando diferentes aspectos urbanos e sociais do Brasil, do Senegal e de países europeus, como Portugal, França, Inglaterra, Suíça e Itália, além dos diversos retratos de família.

Foto: Julio Ferrez - Irene Poncy , cunhada de Júlio Ferrez, com o marido e os sobrinhos Gilberto e Eduardo Ferrez, na Pedra do Arpoador, 1918.
Foto capa: Luciano Ferrez. Bairro da Glória visto do morro de Santo Antônio, Rio de Janeiro.

Mapa do local

Família Ferrez - Novas revelações

Data Sáb 01 Jan 2000
de 16 de maio a 24 de junho.

Preço(s) R$ 1,00

Horário(s) terças, quintas e sextas, 12h às 19h; quartas, das 12h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h.

Exposição: Fotografia

Endereço
Praça da Estação,, 32210-630