No dia 13 de abril é comemorado o Dia do Beijo, e é claro que a melhor forma de comemorar a data é beijando bastante! Mas se você quer ainda mais motivos para dar bitocas, saiba que o beijo é muito mais do que apenas um ato físico, ele mexe com nosso corpo inteirinho.
O ato de beijar traz benefícios físicos e mentais. Você sabia, por exemplo, que beijar pode melhorar sua imunidade? Ou que beijar pode até amenizar rugas e emagrecer? Pois é, além de beijar ser muito bom, ainda te deixa mais bonito(a). Confira na galeria 8 benefícios do beijo para a saúde e bem-estar!
É antidepressivo
O ato de beijar libera o hormônio oxitocina, que associado com o orgasmo e também com amor e ternura. O beijo também libera endorfina, o que faz de um simples beijo um excelente antidepressivo. Quanto mais emocionalmente carregado e emoção é o beijo, mais hormônios são liberados e mais poderosos são os seus benefícios.
Previne e ameniza rugas
Um beijo apaixonado e cheio de cumplicidade movimenta até 30 músculos da língua e do rosto. O gesto cheio de boas emoções, além de gastar calorias, funciona como uma ginástica facial. Beijar combate a flacidez e a movimentação aumenta a circulação sanguínea no rosto, nutrindo as células e evitando o envelhecimento precoce e as rugas.
Melhora a circulação
A excitação que acontece durante um beijo provoca uma vasodilatação no corpo todo. A abertura dos vasos, juntamente com a aceleração da frequência cardíaca, contribui para o aumento da quantidade de sangue oferecida aos tecidos. Essa intensificação da circulação nutre as células e até ameniza dores no corpo, como a enxaqueca e a dor de cabeça
Melhora a imunidade
Você sabia que o beijo promove a troca de cerca de 250 bactérias? Antes de torcer o nariz, saiba que essa permuta protege o corpo de várias doenças. Os micro-organismos trocados vivem em uma relação amigável com o corpo de forma a aumentar a imunidade, já que não são do tipo que provoca doenças. Mas também é verdade que o beijo também pode transmitir alguns micro-organismos maléficos e causar doenças, como a mononucleose infecciosa. Por isso, é bom ter cautela.
Estimula os sentidos
O beijo não se resume ao contato entre os lábios, ele é um disparador para todas as sensações corporais. A ação de beijar inclui tato, do toque dos lábios e do encontro corporal; olfato, estimulado ao sentir o cheiro do parceiro; paladar, representado pelo gosto do parceiro; a audição, que permite ouvir a respiração e os ruídos que fazem parte de um bom beijo, e por fim a visão, a observação do outro.
Melhora a autoestima
O beijo romântico implica na sensação de ser amado e o beijar por beijar está ligado ao poder de conquista, de sedução, de ser atraente a outras pessoas, ou seja, o beijo está intimamente relacionado à autoestima. É como um ciclo: com mais autoconfiança, você se sente mais a vontade para beijar e expressar emoções e sensações, tanto de maneira verbal quanto não verbal.
Previne problemas dentários
Segundo estudos, ao beijar passamos para as outras pessoas cerca de 40.000 bactérias inofensivas, as quais são recebidas pelas defesas naturais de nossa saliva. Beijar estimula a secreção natural da saliva, o qual contribui para que esta se regenere e nos ajude a eliminar partículas e patógenos da boca graças a substâncias desinfetantes que contém. Desta maneira se diminui o ácido que, em longo prazo, é o que causa placa, cáries e todo tipo de problemas dentários.
Emagrece!
Beijar faz com que queimemos calorias, não só pelo movimento, mas também pelas emoções que se desprendem, o qual pode acelerar o batimento cardíaco de 70 a 140 pulsações por minutos. Desta maneira, se acelera o metabolismo e se queimam mais calorias.
Por M.
Atualizado em 13 Abr 2016.