Uma coisa é fato: difícil encontrar alguém que não goste de saborear um pãozinho no café da manhã – segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), o consumo de pão de forma no Brasil cresceu 11% nos últimos cinco anos. Claro que um pão francês quentinho é irresistível, mas o pão de forma é uma ótima opção para quem gosta de praticidade.
“O pão industrializado por si só é um alimento fonte de carboidratos, importante para gerar energia para todas as atividades do dia, além de ser prático e ter longa vida útil, o que favorece o preparo de lanches rápidos, que combinam com a vida moderna”, explica a consultora em nutrição da ABIMAPI, Mariana Nacarato.
Com tantas opções na prateleira, fica difícil escolher o pão de forma ideal. Por isso, o Guia da Semana conversou coma nutricionista, que explicou a diferença entre alguns tipos de pão de forma. Confira:
PÃO BRANCO
Elaborado a partir de farinha de trigo, o pão branco é fonte de energia rápida e contém vitaminas como ferro e ácido fólico. Algumas pesquisas iniciais apontam que seu consumo estimula o desenvolvimento de bons microorganismos no intestino, os Lactobacillus, que colaboram com a saúde intestinal.
PÃO INTEGRAL
Parte ou 100% da massa é composta pela farinha integral. Pode ser acrescido de grãos, que são ricos em fibras e gorduras boas.
PÃO LIGHT
Redução de pelo menos 25% de um dos seus componentes, que pode ser calorias ou a quantidade de sal. É preciso verificar as informações na embalagem.
PÃO PRETO
Elaborado a partir de uma mistura de farinhas, inclusive integrais, é uma boa fonte de fibra. Alguns pães podem conter mel na formulação. Se o objetivo é a perda de peso ou alguma restrição de açúcar, seu consumo deve ser orientado.
PÃO DE CENTEIO
O farelo do centeio é fonte de fibra insolúvel, que colabora com o bom funcionamento do intestino e reduz o risco de câncer.
PÃO COM LINHAÇA
Por ser fonte de ômega-3, o pão de forma com linhaça traz benefícios anti-inflamatórios, antioxidantes, além de auxiliar no bom funcionamento do coração. Além disso, contém uma substância chamada lignana, semelhante ao hormônio estrógeno produzido pelas mulheres, e pode ajudar na prevenção do câncer de mama. Ele ainda auxilia no bom funcionamento do intestino.
PÃO COM AVEIA
A substância beta-glucana, encontrada neste tipo de pão, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue. Além disso, ela ainda colabora com o bom trabalho do intestino.
PÃO COM 7, 9, 12 OU 15 GRÃOS
Possui grãos variados, de diferentes combinações. Importante ressaltar que o número de grãos não corresponde a um teor maior de fibras. Vale a pena consultar o rótulo dos produtos para verificar.
Por A.
Atualizado em 8 Abr 2016.