Consumi-los com frequência é um jeito saudável de controlar a fome.
Saúde
Alimentos ricos em açúcar e gordura aumentam o apetite. Para manter a boa forma, fuja deles! (Reprodução)
Acabar com o apetite descontrolado de maneira saudável e sem o uso de medicamentos é perfeitamente possível! Para isso, basta seguir algumas dicas simples e incluir, no seu cardápio diário, alimentos que são verdadeiros moderadores de apetite naturais. Além de saborosos, esses alimentos agem no organismo diminuindo a fome e aumentando as sensações de bem-estar e saciedade.
A primeira dica para evitar a famigerada "fome de leão" é sempre ingerir algum alimento de 3 em 3 horas. "Esse é o primeiro passo para não correr o risco de se descontrolar e atacar tudo o que vier pela frente quando a fome chegar. Outra orientação importante é começar o dia com um café da manhã reforçado e ir diminuindo as quantidades do que se come no decorrer do dia, até a noite", explica a nutricionista Vivian Goldberger, do blog Cartilha Cor de Rosa.
A especialista aconselha, ainda, aumentar a ingestão de fibras para manter a saciedade por mais tempo. "Uma alimentação balanceada - com todos os grupos alimentares, proteínas, gorduras boas e carboidratos de baixo índice glicêmico -, é o segredo de alimentar-se bem em cada refeição", explica.
Conheça, em nossa galeria, dez alimentos que ajudam a moderar o apetite de forma natural e confira dicas da nutricionista Vivian Goldberger para aproveitar ao máximo os seus benefícios!
Galeria de fotosFome louca
Alimentos ricos em açúcar e gordura aumentam o apetite. Para manter a boa forma, fuja deles! (Reprodução)
Fome louca
Doces e alimentos gordurosos não saciam e têm muitas calorias.
O alimento ajuda a reduzir o apetite durante o dia. (Reprodução)
Ovos
"Complete o café da manhã com um alimento rico em proteína, como um ovo quente", orienta a nutricionista Vivian Goldberger.
Uma ótima maneira de consumir o beijão branco é na salada ou vinagrete. (Reprodução)
Feijão
"Coma feijão com regularidade, especialmente o feijão branco que estimula um hormônio ligado ao trato digestivo, a colicistoquinina, que corta o apetite naturalmente", explica.
Sempre comece as refeições do almoço e jantar com uma boa porção de salada! (Reprodução)
Salada de folhas cruas e legumes
"Além de acrescentar vitaminas, também aumenta a quantidade de fibras e água na alimentação. Isso faz com que o estômago esteja sempre parcialmente cheio e produza uma sensação de saciedade por mais tempo".
Beba o chá durante todo o dia (Reprodução)
Chá verde
"O chá verde aumenta a queima de gordura devido à presença de catequinas e antioxidantes", relata a especialista.
Pera também é uma opção de lanche para a manhã ou a tarde (Reprodução)
Pera
"Coma uma pera 20 minutos antes do almoço e do jantar. Além de água e muita fibra, a pera leva açúcar para o sangue de forma gradual, diminuindo o apetite durante a refeição", ensina Vivian Goldberger.
Acrescente uma colher de chá de canela no leite, na torrada ou no chá diariamente (Reprodução)
Canela
"Este ingrediente ajuda a controlar o índice glicêmico do sangue, diminuindo as crises de fome", explica.
Polvilhe o cereal nas frutas ou no iogurte (Reprodução)
Aveia
"As fibras do farelo ou flocos de aveia se expandem no estômago, depois são transformadas numa espécie de gel resistente à digestão, prolongando a saciedade", ensina a nutricionista.
Utilize como tempero e com moderação, pois ele pode agredir o estômago (Reprodução)
Pimenta vermelha
"Possui uma substância com nome de capsaicina, que suprime o apetite".
Adicionar o farelo de trigo a outros alimentos aumenta o volume, o que cria a impressão de haver uma porção mais generosa no prato (Reprodução)
Farelo de trigo
"O alimento reduz o índice glicêmico da massa e do arroz - IG baixo é garantia de apetite tranquilo", ensina a especialista.
A banana é uma ótima escolha para lanches intermediários (Reprodução)
Banana
"Tem fibras e, por isso, forra o estômago. Também carrega ferro, potássio e triptofano - substâncias que dão pique e diminuem a compulsão por comida", observa a nutricionsta.
Por Conceição Gama
Atualizado em 7 Abr 2015.
Mais notícias
10 alimentos que ajudam no combate da ansiedade e depressão