Guia da Semana

A prática de atividades físicas deve ser parte da rotina de uma gestante que quer ter uma vida saudável. Porém a gravidez pode impor algumas limitações no tipo de exercício que pode ser praticado, já que eles podem colocar em risco a saúde da mãe e a do bebê. Alguns exercícios específicos e de baixo impacto, entretanto, podem ser extremamente benéficos para a saúde das futuras mamães.

Se você não quer ter uma gravidez sedentária, que tal conhecer algumas opções de exercícios indicados para gestantes? Confira nesse post as melhores opções de atividades físicas para você!

Caminhadas

Caminhadas são ótimas alternativas de exercícios para gestantes que apresentavam uma vida mais sedentária antes da gravidez, já que ela ajuda a melhorar o condicionamento cardiovascular e diminui a sensação de estresse. A caminhada também é indicada para as mamães que já tinham uma vida mais ativa, já que ajuda a melhorar a circulação sanguínea, evitando edemas e desconfortos característicos da gestação. Caminhar, também, fortalece a musculatura da perna e da região abdominal, ajudando a preparar o corpo para sustentar o peso do bebê por nove meses.

As gestantes que pretendem iniciar este tipo de atividade devem estar atentas em manter um ritmo agradável de caminhada e preferir dias ou horários em que a temperatura está mais amena, para evitar desconfortos. Uma boa caminhada pode durar entre 30 a 40 minutos.

Hidroginástica


Muitas gestantes optam por praticar hidroginástica durante os nove meses de gravidez para evitar o sedentarismo. Como os exercícios e os movimentos são feitos embaixo d'água, os impactos nas articulações e na musculatura são menores, reduzindo a chance de lesões. A presença da água também ajuda a relaxar as mamães mais ansiosas. Fique sempre atenta a temperatura da água em que o exercício será realizado, ela não pode passar dos 31 ºC para não causar quadros de hipertensão e vasodilatação, que podem prejudicar a saúde da gestante e do bebê. Gestantes podem e devem praticar hidroginástica pelo menos duas vezes na semana, por no mínimo uma hora diária.

Pilates


O pilates é uma excelente atividade física para as gestantes, especialmente porque ele permite trabalhar bem a musculatura da pelve e a respiração, trazendo mais conforto para as mães no dia do parto. Os movimentos também ajudam a reduzir o estresse e produzir uma sensação de prazer para estas mulheres. As mamães só devem estar atentas para respeitar seus próprios limites durante a aula de pilates, evitando se lesionar ou prejudicar a sustentação do bebê durante a gestação.

Yoga


Uma boa alternativa para as mamães que querem fortalecer a musculatura, mas não querem praticar o pilates, é a Yoga. Para especialistas, as posturas trabalhadas na Yoga são ideais para a tonificação dos músculos e o relaxamento das articulações, aumentando a flexibilidade e melhorando a adaptação da mulher para as transformações físicas causadas pela gestação. A prática de Yoga pode ser realizada diariamente pela gestante, por 10 a 15 minutos, para obter todos os benefícios da prática.

Pedalar na bicicleta ergométrica

Pedalar na bicicleta ergométrica pode ser extremamente positivo para a saúde da gestante. A movimentação das pedaladas permite o fortalecimento da musculatura e a melhora da circulação sanguínea. A estrutura do equipamento protege a lombar e o tronco da mulher, evitando lesões e desconfortos que poderiam ser causadas com a prática de pedalar bicicletas comuns durante a gestação. Bicicletas ergométricas com encosto são ainda melhores para a saúde da gestante. A prática pode ser realizada diariamente, por cerca de 40 minutos, em baixa intensidade.

Não se esqueça que, para praticar estas atividades físicas com segurança, a gestante deve ser avaliada e liberada por um médico. Somente este profissional é capaz de avaliar e orientar a gestante para praticar exercícios físicos de maneira que garantam segurança para sua saúde e para a de seu bebê.

Quais destes exercícios você quer começar a praticar durante a sua gestação? Deixe seu comentário!


Atualizado em 18 Mar 2015.