Guia da Semana

Guia da Semana

Destinado à promoção de eventos culturais, o Conjunto Cultural da Praça dos Três Poderes coordena os espaços Museu da Cidade, Espaço Lúcio Costa, Panteão da Pátria Tancredo Neves e Biblioteca Nacional de Brasília. Além disso, a Praça dos Três Poderes abriga o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional.

O plano equilátero sobre o qual os prédios foram construídos faz com que uma construção não sobressaia sobre a outra. Também podem ser encontrados no local o Mastro da Bandeira e um monumento de Sérgio Bernardes com cem metros de altura.

O Museu Histórico de Brasília fica na face leste, com uma escultura da cabeça de Juscelino Kubitschek na entrada e textos sobre a história da transferência da Capital. Do lado oeste, está o Panteão da Pátria. Construído para homenagear Tancredo Neves, ele traz o painel Tiradentes e a Inconfidência Mineira, de João Câmara.

O Espaço Lúcio Costa fica sob o piso da praça e possui uma maquete de Brasília com 179 metros quadrados. Na parte posterior se encontra o Espaço Oscar Niemeyer, onde há desenhos, fotos e plantas do Distrito Federal. A Biblioteca Nacional de Brasília, também conhecida por Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola, está instalada junto ao Eixo Monumental, próxima à rodoviária. As visitas ao Conjunto Cultural não têm custo e não precisam ser agendadas.

Foto: Acervo/Secretaria de Cultura do DF

Mapa do local

Conjunto Cultural da Praça dos Três Poderes

Horário(s) De segunda a sexta, 9h às 18h; sábado e domingo, 10h às 18h.

Endereço
Praça dos Três Poderes, lote J,, 70160-900

Telefone (61) 3325-6244

Atualizado em 14 Jan 2014.