Guia da Semana

Guia da Semana

Este evento terminou

A exposição As Origens do Estado Nacional - Das Cortes Gerais ao Parlamento Brasileiro rememora, no Salão Negro do Congresso Nacional, o bicentenário da chegada da Família Real e da Corte portuguesa ao Brasil.

Com foco no poder legislativo, o objetivo é transmitir ao público o valor histórico do Parlamento brasileiro, a essência da História do Brasil e o processo de construção do Estado Nacional. O Evento é uma realização do Centro de Documentação e Informação (Cedi), por meio da Coordenação de Preservação de Bens Culturais, representada pelo Museu da Câmara dos Deputados.

A exposição é dividida em três partes: primeiro, o visitante apreciará a simulação de um porto que representa a saída da Família Real de Portugal; logo oito navios com 16 velas retratarão alguns momentos de importância para o Brasil e Portugal por meio de imagens iconográficas e textos explicativos; e, por último, um grande painel de fundo reproduzirá a volta da Família Real a Portugal, as Cortes Constituintes de Lisboa e a Assembléia Constituinte do Brasil.

Foto: Luiz Alves.

Mapa do local

As Origens do Estado Nacional - Das Cortes Gerais ao Parlamento Brasileiro

Data Sáb 01 Jan 2000
até 27 de maio.

Preço(s) Grátis.

Horário(s) segunda a sexta, 8h às 16h.

Endereço
Praça dos Três Poderes,, 70160-900

Telefone (61) 3216-0000