Guia da Semana

Este evento terminou

O Gabinete da Presidência da Câmara dos Deputados abriga a mostra Bandeira Branca na Terra Roxa , em homenagem aos 100 anos de imigração japonesa.

A exposição é composta por obras de célebres pintores japoneses radicados no Brasil. Com a apresentação de 16 telas e uma escultura, a mostra conta com quadros dos artistas: Tomie Otake - considerada a dama da pintura no Brasil -, Yutaka Toyota, Shokichi Takaki, Wakabayashi, Tadashi Kaminagai, Yoshiya Takaoka, Tikashi Fukushima, Kenji Fukuda, Manabu Mabe, o pioneiro do abstracionismo em nosso país, e seu filho Yugo Mabe.

Oficialmente inaugurada com a visita do príncipe herdeiro do império japonês, Naruhito, à Câmara, onde veio participar da sessão solene em homenagem à imigração nipônica, a exposição, com curadoria de Afrísio Vieira Lima Filho, estará aberta ao público até 30 de agosto.

Muitos desses pintores chegaram ao país para trabalhar nos cafezais, em São Paulo, depois da diminuição de postos de trabalho causada pela Primeira Guerra Mundial. Por isso, o nome Bandeira Branca na Terra Roxa refere-se à paz encontrada pelos japoneses por meio do emprego conquistado em terras brasileiras, de cor vermelha-arroxeada, ricas em ferro, onde eram cultivados os cafezais.

Foto: divulgação

Mapa do local

Bandeira Branca na Terra Roxa

Data Sáb 01 Jan 2000
até 30 de agosto.

Preço(s) Grátis.

Horário(s) sábado e domingo, 9h às 18h.

Exposição: Pintura

Endereço
Praça dos Três Poderes,, 70160-900

Telefone (61) 3216-0000