Guia da Semana

São Paulo recebe maior evento nerd do mundo neste fim de semana; saiba o que esperar

4ª edição da Comic Con Experience acontece entre os dias 7 e 10 de dezembro no São Paulo Expo.

Entre os dias 7 e 10 de dezembro, o público nerd paulistano tem destino certo: é quando acontece a quarta edição da Comic Con Experience – ou CCXP, como ficou conhecida a versão brasileira das tradicionais convenções de quadrinhos, filmes, séries e games que já existem há décadas em outros países.

Este ano, a feira traz para o Brasil nomes como Will Smith, Joel Edgerton e Alicia Vikander, além das brasileiras Fernanda Montenegro e Alice Braga, entre dezenas de convidados nacionais e internacionais que participarão de bate-papos com os fãs sobre seus trabalhos mais recentes. Smith e Edgerton, por exemplo, apresentam o filme “Bright”, produção original da Netflix, enquanto Vikander vem ao Brasil promover o longa “Tomb Raider”, baseado no jogo de mesmo nome. Nikolaj Coster-Waldau, que inicialmente anunciou que viria a São Paulo, acabou cancelando sua participação e foi substituído por Dean-Charles Chapman e Hafthór Július Björnsson, ambos do elenco de Game of Thrones.

Entre as novidades desta edição, a CCXP traz pela primeira vez uma arena específica para jogos de tabuleiro, além da já tradicional arena competitiva de jogos online, e um palco dedicado a bandas-cover que, de tão perfeccionistas na imitação de seus ídolos, são chamadas aqui de “cosplays musicais”. As artes visuais também ganham destaque no stand conjunto entre as marcas Faber Castell e Chiaroscuro Studios, que trarão artistas para “duelarem” ao vivo diante do público, além de oferecerem prêmios por meio de brincadeiras interativas.

A interatividade, aliás, é o foco do que já vem sendo chamado pelos organizadores de “festival”, mais do que de “feira”. Salas de Escape, ambientes com “desafios” e cenários decorados para garantir as melhores selfies se espalham por todos os lados, e só perdem em quantidade para as lojas, que buscam na CCXP a oportunidade para garantir aquela renda extra no fim do ano. Para os fãs, esta pode ser uma boa chance de encontrar produtos oficiais de marcas como DC Comics, Marvel ou Harry Potter, ou explorar as coleções temáticas de lojas como Riachuelo e Lupo, que vêm aproveitando o “boom” da cultura nerd para conquistarem um novo público.

Para quem está de olho nas novidades, os estúdios apresentam suas principais apostas para 2018. Filmes como “Pantera Negra”, “Jumanji”, “Novos Mutantes”, “Deadpool 2”, “Turma da Mônica Jovem”, “Touro Ferdinando”, “Jogador Nº 1” e “Aquaman” dominam a paisagem, ao lado de velhos conhecidos como as séries “Supernatural”, “Simpsons” e “Westworld”. 

Ao longo dos quatro dias de evento, são esperados cerca de 520 artistas no Artists’ Alley (área reservada para ilustradores, quadrinistas e escritores mostrarem seus trabalhos diretamente para o público), 77 convidados nos painéis e encontros com os fãs, e em torno de 220 mil pessoas no total, o que, se for confirmado, será mais um recorde para a convenção.

A CCXP 2017 acontece no São Paulo Expo (antigo Centro de Convenções Imigrantes) e os ingressos podem ser adquiridos diariamente na bilheteria – exceto para o sábado, que está esgotado. Os valores para quinta e sexta-feira são R$ 150 (meia-entrada social, garantida a todos os que doarem um livro em bom estado) e, para o domingo, são R$ 200 (idem). Mais informações no site www.ccxp.com.br.

Galeria de fotos

  • CCXP 2017
  • CCXP 2017
  • CCXP 2017
  • CCXP 2017
  • CCXP 2017
  • CCXP 2017
  • CCXP 2017
  • CCXP 2017
  • CCXP 2017
  • CCXP 2017
  • CCXP 2017
  • CCXP 2017
  • CCXP 2017
  • CCXP 2017
  • CCXP 2017

6 hamburguerias nerds que você precisa conhecer em São Paulo

Lanchonetes temáticas e com atividades lúdicas se espalham pela capital paulistana

São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (Imigrantes)

15 Filmes que todo nerd precisa ter na sua estante

Conheça alguns dos filmes mais cultuados pelo público nerd e geek

10 lugares que todo geek precisa conhecer em São Paulo

Conheça bares, casas de jogos, lojas, restaurantes e hamburguerias que seguem a temática!

Atualizado em 8 Dez 2017.

Por Juliana Varella
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Estreias da semana: “Star Wars: Os Últimos Jedi”, “Professor Marston e as Mulheres-Maravilhas” e mais 8 filmes

Oitavo filme da franquia Star Wars estreia em mais de mil salas nesta quinta

Conversamos com Daisy Ridley, Mark Hamill e todo o elenco de “Star Wars: Os Últimos Jedi”; confira

Atores e diretor falaram sobre a influência da saga sobre diferentes gerações de fãs

Cinemark exibe especial de Natal de Doctor Who

“Twice upon a time” terá sessões no dia 25 de dezembro em diversas cidades

IMS exibe retrospectiva com filmes que marcaram 2017

“It – A Coisa”, “Toni Erdmann” e “Blade Runner 2049” estão na programação

10 coisas que aprendemos sobre “Jurassic World: Reino Ameaçado” durante a visita do diretor ao Brasil

J.A. Bayona e Colin Trevorrow estiveram em São Paulo para participar da CCXP

Jogador Nº 1: novo filme de Spielberg ganha trailer cheio de referências nerds

Filme futurista chega aos cinemas em março de 2018