Guia da Semana

Com filmes de diferentes gêneros, o cinema nacional é cheio de grandes histórias que contam não só fatos inventados, mas também a história de nosso próprio país - refletindo algumas das realidades que muitos não conseguem acompanhar.

+ Confira a lista com 10 documentários completos para assistir de graça no Youtube
+ Veja a seleção de 8 filmes clássicos completos para assistir no Youtube

Separamos para você uma lista com 10 filmes nacionais completos para assistir de graça no Youtube. Confira!

O homem que virou suco

Deraldo é um poeta popular que vem para São Paulo e sobrevive vendendo duas poesias e folheto, até que um dia é confundido com o operário de uma multinacional que Mara o patrão na festa na qual recebe o título de operário símbolo.

Macunaíma

A adaptação do romance de Mário de Andrade cona a história de um herói anti-herói: Macunaíma, um índio que representa o povo brasileiro e sua atração pela cidade de São Paulo.

O Magnata

Com um roteiro escrito pelo ex-vocalista da banda Charlie Brown Jr, “O Magnata” conta a história de um jovem que tem tudo o que quer. Sendo sempre o centro das atenções, o Magnata conhece o preço de tudo, mas não sabe o valor de nada.

O homem que copiava

O segundo longa-metragem dirigido por Jorge Furtado é ambientado na Zona Norte da cidade de Porto Alegre e conta a história de André, um jovem operador de fotocopiadoras. Precisando de dinheiro para se aproximar de sua vizinha Sílvia, por quem esta apaixonado, tem a ideia de copiar notas de 50 reais na máquina colorida recém-adquirida pela empresa.

O auto da compadecida

A adaptação cinematográfica da peça teatral com o mesmo nome é um drama que se passa no Norte do Brasil, inserindo elementos da tradição da literatura de cordel, traços do barroco católico brasileiro e uma mistura de cultura popular com tradição religiosa.

Cidade dos Homens

Fechando as quatro temporadas da série homônima, o filme conta a história de Laranjinha e Acerola, dois jovens que passam a infância e a adolescência nas comunidades carentes do Rio de Janeiro, lidando com a violência e o tráfico de drogas constantemente.

Saneamento Básico

A comédia dirigida por Jorge Furtado conta a história dos moradores da pequena e fictícia vila de colonos italianos chamada Linha Cristal, os quais tomam providências a respeito da construção de uma fossa para tratamento de esgoto da região. Sem verba para a obra, a prefeitura libera uma verba de R$10.000 para a produção de um filme, que é usada para contar a história de um monstro que vive nas obras da construção da fossa.

O cheiro do ralo

Baseado no livro homônimo escrito por Lourenço Mutarelli, o filme conta a história de Lourenço (Selton Mello), que é dono de uma loja que compra objetos usados de pessoas que passam por dificuldades financeiras. Dada a situação imposta pelos seus negócios, ele começa a explorar os clientes que passam por um momento de aflição financeira – sendo sempre atormentado pelo terrível cheiro que sai pelo ralo do banheiro da loja.

>

•Besouro

O filme conta a história de Besouro Mandangá, um capoeirista brasileiro que viveu na década de 1920, sendo atribuídos à ele feitos heroicos e lendários. O coreógrafo Huen Chiu Ku, responsável pelas cenas de luta do filme Kill Bill também participou deste filme, dirigindo e coreografando as cenas de luta.

O caminho das nuvens

Desempregado, Romão é um pai de família que decide enfrentar a estrada para chegar ao Rio de Janeiro em busca de um emprego e condições melhores para sua família. Percorrendo 3.200 quilômetros de bicicleta, enfrenta junto com sua mulher e filhos a fome, calor, cansaço e a violência durante seu percurso.

Por Leila Vieira

Atualizado em 5 Mar 2015.