Guia da Semana

Expondo diferentes realidades, os documentários nos aproximam de outras culturas, povos, países e por vezes, alguns planetas. Com assuntos que vão desde questões sociais até a possibilidade de vida em outras galáxias, aprendemos sobre diversos assuntos e vemos histórias cotidianas mostradas em uma nova perspectiva.

+ Confira os 10 melhores documentários sobre band
+ Confira os 7 filmes que são melhores que os livros
+ Veja os bastidores das cenas mais clássicas do cinema

Separamos para você uma lista com documentários completos para ver no Youtube – disseminando a informação através de uma das maiores ferramentas de vídeos da internet.

Supersize me – A dieta do Palhaço (2004)

Para demonstrar os malefícios que a comida servida em fast food pode fazer ao seu organismo, Morgar Spurlock resolve adotar a “dieta do palhaço”. Comendo apenas alimentos servidos em grandes redes de lanches e outros alimentos hipercalóricos, podemos acompanhar as mudanças que ocorrem em seu corpo e saúde ao mudar os hábitos alimentares.

Clique na imagem para assistir

A história secreta da obsolescência Programada (2011)

Por que alguns dos aparelhos que possuímos simplesmente param de funcionar? O que nos leva a ter que trocar aparelhos relativamente novos mas que já não tem mais conserto? Este documentário nos apresenta a realidade da obsolescência programada utilizada para impulsionar a compra e venda de determinados produtos, diminuindo seu tempo de ciclo de vida.

A História da Coca-Cola (1999)

O documentário conta a história de uma das maiores marcas do mundo: a Coca-Cola. Desde seu surgimento como um tônico milagroso até a modernidade como uma das marcas mais valiosas do mundo. Com curiosidades, nos é mostrado o poder que a marca tem de não só estimular o consumo da bebida, mas inserir novos valores e hábitos na sociedade.

Tiros em Columbine (2002)

Dirigido por Michael Moore, Tiros em Columbine investiga a fascinação do povo estadunidense por armas de fogo. Após um massacre em uma escola onde os adolescentes Dylan Klebold e Eric Harris pegaram as armas dos pais e mataram 14 estudantes e um professor no refeitório, Moore investiga e nos leva a refletir sobre a real necessidade das armas de fogo nos lares norte-americanos.

Pixo (2009)

Pichação é arte ou apenas uma forma de vandalismo? Grafitte e picho são a mesma coisa? Será que ele pode ser considerado uma forma de expressão em meio a cidade? Estas e outras questões são abordadas neste documentário que propõe uma reflexão sobre a arte urbana em algumas de suas formas.

Ilha das Flores (1989)

Apesar de ter sido produzido em 1989, o documentário aborda questões que continuam bem atuais e que ainda são problemas em nossa sociedade: a enorme produção de lixo e os locais inapropriados para seu descarte, mostrando a vida de pessoas que sobrevivem daquilo é considerado resto para outros.

Zeitgeist (2007)

Abordando temas controversos e naturalmente polêmicos como religião, ataques terroristas e até mesmo o Banco Central dos Estados Unidos, o docmentário traça alguns paralelos entre as histórias de Jesus e de Hórus, o “deus sol” egípcio.

Muito além do peso (2012)

Seguindo a mesma linha de “Supersize me”, o documentário aborda como as crianças vem apresentando os mesmo sintomas de doenças que antes eram vistas apenas em adultos: doenças de coração, problemas respiratórios, depressão e diabetes. Mostrando a má alimentação dos pequenos, o documentário propõe a reflexão sobre os hábitos alimentares por eles desenvolvidos.

Não Existe Amanhã (2012)

Vivemos em uma era onde o consumo desenfreado de recursos naturais faz com que sejamos uma potencial causa da extinção de nossa própria espécie. A animação mostra com fatos e números o quanto nos resta de recursos findáveis e quanto tempo demoraríamos para consumi-los até o esgotamento total.

A educação proibida (2012)

Este documentário propõe o questionamento das lógicas da escolarização moderna e uma nova forma de entender a educação, apontando novas experiências educativas que são nada convencionais, apresentando um modelo de aprendizado mais lúdico e com mais experiências se comparado ao atualmente utilizado.

Por Leila Vieira

Atualizado em 29 Ago 2014.