Guia da Semana

10 road movies imperdíveis

Conheça produções nacionais e estrangeiras que vão inspirar sua viagem.

Fim de ano, época de férias e de pegar a estrada, assim como em um bom road movie. Os filmes de viagem são uma inspiração e tanto para quem está planejando uma jornada, seja em duas, quatro ou mais rodas. Com sucessos como Sem Destino (Easy Rider), Thelma e Louise e Pequena Miss Sunshine, o cinema está cheio de clássicos do gênero.

+ Melhores filmes de 2013... até agora
+ Filmes que se passam no Réveillon
+ Retrospectiva do cinema brasileiro de 2013

No Brasil também não faltam longas para uma lista inspiradora. Sejam produções totalmente nacionais ou em parcerias, o país também tem representantes de peso, como Central do Brasil e Diários de Motocicleta.

Para quem quer curtir as aventuras de uma viagem pelas rodovias mundo a fora, o Guia da Semana selecionou 10 road movies imperdíveis, nacionais e estrangeiros.

Sem Destino (Easy Rider)

Fundamental para um apreciador dos filmes de estrada, o longa-metragem de Dennis Hopper foi lançado em 1969 e mostra dois motoqueiros que viajam pelos Estados Unidos depois de uma grande venda de drogas. Nesta jornada, eles seguem rumo à Nova Orleans, onde acontece o Mardi Gras, uma espécie de “carnaval” no sul dos EUA. No elenco, o próprio Dennis Hopper, Jack Nicholson e Peter Fonda marcam o filme que é referência da contracultura dos anos 60.

Thelma e Louise

Clássico do cinema dirigido por Ridley Scott, em 1991, Thelma e Louise são interpretadas por Geena Davis e Susan Sarandon, duas amigas que decidem deixar tudo para trás em um fim de semana. Durante uma viagem elas conhecem J.D, personagem que consagrou Brad Pitt no cinema, e acabam fazendo descobertas pessoais e nos levando a questionamentos que envolvem o universo das mulheres.

E Sua Mãe Também

Gael Garcia Bernal e Diego Luna vivem dois amigos que encaram uma viagem à praia com uma mulher mais velha durante as férias que não prometiam nada além de tédio.
Dirigido por Alfonso Cuarón, o filme se passa no México e aos poucos vai revelando os personagens misturando sexo, inocência e grandes transformações pessoais. 

História Real


Neste filme, lançado em 1999, David Lynch mostra a estrada e as transformações que essa experiência traz ao personagem sem as grandes aventuras dos demais road movies. Aqui, o protagonista é um senhor que decide ir visitar o irmão que mora longe e não vê há anos, após receber a notícia de que ele sofreu um derrame. Pilotando um carrinho de cortar grama, ele pega a estrada sozinho e vai lentamente repensando as experiências de sua vida e conhecendo pessoas que vão trazendo várias questões à tona.

Pequena Miss Sunshine

Lançado em 2006, o filme conquistou muita gente com a graça da atriz Abigail Breslin, que vive a pequena Olive, que consegue levar toda sua problemática família para uma viagem de kombe pelos Estados Unidos para levá-la a um concurso de beleza. Com um pai fracassado, um avô expulso de uma casa de repouso por usar drogas, um irmão mais velho em voto de silêncio e um cunhado suicida, a família começa a questionar vários problemas de relacionamento durante a viagem.

Na Estrada

Com direção do brasileiro Walter Salles, o filme conta a história de Sal Paradise (Sam Riley), um aspirante a escritor de Nova York. Após a morte de seu pai, Sam cai na estrada com Dean Moriarty (Garrett Hedlund), um selvagem e carismático ex-presidiário. A jovem Marylou (Kristen Stewart) junta-se a eles e os três viajam pelo interior dos Estados Unidos, dispostos a fugir de uma vida monótona e cheia de regras.

Colegas

Dirigido e roterizado por Marcelo Galvão, é o primeiro filme brasileiro protagonizado por atores com síndrome de Down. Estrelado por Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Breno Viola, o longa conta a história de três colegas que fogem de um instituto para realizar seus sonhos. inspirados nos filmes que assistiram, eles roubam um carro de Arlindo e partem para a Argentina. A produção recebeu o prêmio de melhor filme pelo Festival de Gramado e pela Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, além de prêmios internacionais.

Central do Brasil

Com o Urso de Ouro de melhor filme e o título de melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro, Central do Brasil dispensa apresentações. O longa de Walter Salles conta com a atuação primorosa de Fernanda Montenegro, que lhe rendeu o Urso de Prata de melhor atriz. Ela vive Dora uma mulher que parte em uma jornada para ajudar Josué (Vinícius de Oliveira), que perdeu a mãe e precisa voltar para o Nordeste.

Cinema, Aspirinas e Urubus

Primeiro filme do diretor pernambucano Marcelo Gomes, a história se passa pelas estradas do sertão nordestino e mostra a amizade entre um alemão fugido da Segunda Guerra Mundial e um jovem nordestino que procura escapar da miséria provocada pela seca. Juntos viajam vendendo analgésicos e exibindo filmes para promover o remédio “milagroso”. O filme foi lançado no Festival de Cannes de 2005.

Diários de Motocicleta

Mais uma obra de Walter Salles, este filme foi lançado em 2004 e traz Gael Garcia Bernal interpretando o jovem estudante de medicina Che Guevara. Inspirado no livro de memórias do líder da Revolução Cubana, o filme mostra as aventuras e questionamentos que surgiram durante uma longa viagem pela América Latina ao lado de seu amigo Alberto Granado. O longa venceu o Oscar de Melhor Canção Original para “Al otro lado del río”, do uruguaio Jorge Drexler.

Atualizado em 13 Dez 2013.

Por Mariana Morais e Luísa Venter
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Cinemark inaugura nova unidade no shopping West Plaza

Cinema é o mais completo da rede na capital paulista e marca os 20 anos da empresa no Brasil

10 Filmes imperdíveis que estreiam nos cinemas em outubro de 2017

Sequência de “Blade Runner” e novo filme de Kathryn Bigelow são destaques

Bilheterias: Kingsman 2 supera It – A Coisa e tem abertura melhor que o longa original

Filme chega ao Brasil na próxima quinta-feira, 28

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo revela pôster e primeiras atrações

Vencedores da Palma de Ouro e do Festival de Toronto são destaques entre os filmes confirmados na programação

Estreias da semana: "Mãe!", "Esta é a Sua Morte – O Show" e mais 6 filmes

Suspense de Darren Aronofsky com Jennifer Lawrence promete dividir opiniões

“Ensaio Sobre a Cegueira” tem sessão gratuita com debate no MIS

Filme será acompanhado por bate-papo com historiadora