Guia da Semana

2013 foi um ano de estreias grandiosas nos cinemas. Os estúdios não pouparam em efeitos especiais e abriram espaço para novas histórias que vão ficar na memória dos fãs, apesar de todas as sequências e adaptações. O cinema brasileiro também cresceu como nunca e se tornou um adversário à altura dos blockbusters americanos nas bilheterias no país.

+ Conheça o especial Melhores de 2013 no Guia da Semana
+ Confira as estreias da semana nos cinemas

+ Saiba o que ainda vai estrear nos cinemas em 2013
+ Veja o que estreia em 2014 nos cinemas

O Guia da Semana selecionou os melhores filmes do ano por gênero. Confira:

Romance: Azul é a Cor Mais Quente


O romance lésbico colocado na tela por Abdellatif Kechiche conquistou os jurados de Cannes e foi um dos filmes mais comentados do ano. “Azul...” conta a história de Adèle, uma garota francesa que começa a descobrir sua homossexualidade, mas tem dificuldade para se aceitar. Quando conhece Emma, seu impulso é viver uma história de amor intensa, mas sua consciência a impede de revelar o relacionamento para pais e amigos. Além disso, há uma diferença de estilos de vida que poderá afastá-la de seu novo amor. Leia a crítica.


Jovem: Jogos Vorazes: Em Chamas

O segundo filme da saga Jogos Vorazes, adaptada dos livros de Suzanne Collins, chegou incendiando os cinemas e já é a quarta maior bilheteria da história. No primeiro episódio, Katniss (Jennifer Lawrence) se voluntariou para participar da 74ª edição dos Jogos Vorazes - uma competição organizada anualmente pelo governo para lembrar o horror das rebeliões ocorridas 74 anos antes, recrutando jovens para lutar numa arena controlada, até que apenas um sobreviva. Agora, Katniss lida com sua nova imagem de líder de uma revolução que começa a se formar nos distritos, enquanto precisa encarar mais uma edição dos Jogos. Leia a crítica.

Fantasia: O Hobbit: A Desolação de Smaug


O segundo filme da saga “O Hobbit” traz novamente às telas o grupo formado por Bilbo Bolseiro, um punhado de anões, o mago Gandalf e o elfo Legolas, agora acompanhado da bela Tauriel. Mas o que os fãs realmente querem ver é o dragão Smaug, criatura que faz do livro (que originou o filme) possivelmente o melhor na série, e que torna a aventura mais perigosa e tensa.

Super-herói: Thor 2 - O Mundo Sombrio


Outra sequência que agradou a quase todos os fãs neste ano foi Thor 2. O filme, mais cômico que o primeiro, deu mais destaque ao personagem de Loki e apresentou uma nova raça de vilões – os elfos negros – além de antecipar uma nova fase no universo Marvel em sua cena pós-créditos. Equilíbrio perfeito entre humor e ação, timing perfeito para a franquia. Leia a crítica.

Indie: Frances Ha


A triste história do fracasso de Frances, profissional medíocre e amorosamente solitária aos 27 anos, parece ter se equilibrado perfeitamente com a graça da performance de Greta Gerwig, que escreveu o roteiro ao lado do diretor Noah Baumbach. Numa versão mais jovem e, definitivamente, mais indie de Bridget Jones, Frances Ha é o sucesso alternativo do ano.

Terror: Invocação do Mal


O filme mais assustador do ano não poderia ficar de fora desta lista. Invocação do Mal levou às telas uma história supostamente baseada em fatos reais sobre uma família que contrata um casal de investigadores sobrenaturais para analisar a nova casa – onde vive não um, mas vários fantasmas de vários tipos. Leia a crítica.

Drama: Gravidade


O novo filme de Alfonso Cuarón exige o máximo de interpretação de Sandra Bullock e aposta no charme de George Clooney para contra-balancear o drama pesado de Gravidade – um filme reflexivo, mais do que qualquer outra coisa. Ao ir contra o padrão do gênero – sem corridas entre naves espaciais, sem tiros, sem buracos negros – Cuarón conseguiu aproximar a ficção científica ao drama humano como nenhum outro e, por isso, tem lugar garantido nesta lista. Leia a crítica.

Comédia: Minha Mãe É Uma Peça


Inspirado na peça de teatro de mesmo nome, Minha Mãe É Uma Peça estourou nas bilheterias brasileiras este ano trazendo Paulo Gustavo no papel de Dona Ermínia. Ela é uma dona-de-casa fofoqueira e sensível, que descobre que seus filhos a consideram uma chata e morre de inveja da namorada “perua” do ex-marido.

Biografia: Rush - No Limite da Emoção


A história dos pilotos de Fórmula 1 Niki Lauda e James Hunt chegou aos cinemas num drama explosivo, centrado na rivalidade doentia entre os dois e na determinação do primeiro, que sofreu um acidente grave na pista e voltou apenas para derrubar o adversário. O filme se destaca pelas interpretações e pelo perfeccionismo nas cenas esportivas. Leia a crítica.

Animação: Universidade Monstros

Universidade Monstros pode não ter o mérito da originalidade, por ser o prólogo de outro filme animado: Monstros S.A.. Mas a “sacada” de resgatar a adolescência dos assustadores Mike e Sulley e desenvolver uma nova história, com outros personagens e outro objetivo, fez de “U.M.” um filme completo em si, que nem depende do seu antecessor para fazer sentido entre as crianças (e adultos, que com certeza vão apreciar o ambiente universitário da nova trama). Leia a crítica.

Por Juliana Varella

Atualizado em 31 Dez 2013.