Guia da Semana

Seja fã do cinema de sci-fi ou não, que atire a primeira pedra quem assistiu aos filmes do De Volta Para o Futuro na infância (ou na vida adulta mesmo) e não gostou. Pode ser que voe um pedregulho ou outro, mas duvidamos muito que chovam pedras.

+ Saiba como foram feitas cenas clássicas do cinema
+ Veja as fotos dos bastidores dos primeiros filmes de Star Wars

Além de toda a doideira que acontece no filme com a viagem do tempo, existem certos detalhes e fatos que permearam a segunda parte da trilogia que muita gente desconhece.

Conheça estas 15 curiosidades e se inspire para (re)ver o filme com outros olhos:

A febre da hoverboard

Nos extras do DVD, o diretor Robert Zemeckis fez uma piadinha dizendo que a hoverboard – prancha voadora usada por Marty – era real. Uma galera acreditou e começou uma busca frenética de pais procurando a tal da prancha pra comprar pros filhos.

O dilema da Jennifer

No final do primeiro filme, doc Emmet Brown vai com o Delorean até a casa do Marty que está acompanhado da namorada Jennifer – uma coadjuvante quase figurante até então. Como Jennifer tinha entrado no carro junto com Marty no final de De Volta Para o Futuro, Zemeckis teve que “enfiá-la” também na historia ao invés de ter liberdade pra inventar uma nova trama. O diretor disse que bateu um arrependimento de ter terminado o primeiro filme com Jennifer participando da história. Coitada.

Correria desenfreada

Como já tinham ocorrido conflitos na agenda de Michael J. Fox durante a produção do primeiro filme, De Volta Para o Futuro 2 e 3 tiveram que ser rodados um em seguida. No período das filmagens dos três longas – de 1985 a 89 –, Fox também era protagonista no seriado “Caras e Caretas”. Lembra?

Máquina do tempo na vida real

Lembra-se que no filme Marty ainda tá no colégio e tal, no alto de seus 17 anos, certo? Porém, na realidade, na época em que estava filmando as partes 2 e 3 da trilogia, o ator já era quase trintão, com 28 anos de idade.

Demora nas obras

Não que tenham ocorrido atrasos nas “obras” – como de praxe –, mas a construção dos sets futurísticos de De Volta Para o Futuro 2 levou dois anos para ser concluída! Não pra menos, né, construir uma cidade inteira do futuro. Bem que os engenheiros do estúdio podiam vir no Brasil dar uma mãozinha em algumas construções, né?

Quem é o pai?

Não sei se você percebeu, mas o ator que interpreta George McFly, pai de Marty, no primeiro filme não é o mesmo do segundo. Crispin Glover, que fez George na primeira parte da trilogia, pediu uma grana preta pra reviver o personagem em De Volta Para o Futuro 2 e não deu outra: foi limado da produção. Com isso, a participação de George McFly, agora interpretado pelo ator Geoffrey Weissman, não foi excluída, porém reduzida a pouquíssimas cenas.

Ficção ou vidência?

A representação do futuro no filme tinha o intuito de ser cômica e, no entanto, os caras acabaram antecipando com fidelidade a invenção da TV de tela plana, o vídeo chat, a visualização multi-canal, a vigilância constante por câmeras e a cirurgia plástica como procedimento rotineiro.

Das telas para o seu pé

O sucesso do tênis que Marty usa no futuro – que se “amarram” automaticamente – foi tão grande que a Nike resolveu lançar uma versão dele de verdade em 2008. Obviamente que ele não era automatizado, mas como ainda estamos no ano de 2013, nunca se sabe se não rola uma versão atualizada em 2015, né?

Dia de Noiva

Como os atores tinham que interpretar a si mesmos no futuro, era preciso fazer uma maquiagem que os envelhecessem na medida certa. Todo o processo de transformação demorava em torno de 4 horas.

A primeira vez a gente nunca esquece

Leeembra quando Marty entra na lanchonete do futuro e vai dar uma de solícito com duas crianças que estão tentando entender como funciona o fliperama da pistolinha? Pois um dos molequinhos é ninguém mais, ninguém menos que Elijah Wood em sua primeira aparição no cinema!

Reconstruindo uma cidade inteira

Hilltown, a cidadela natal de Marty, foi construída a bons custos para o primeiro filme. Acontece que, em De Volta Para o Futuro 2, ela teve que ter três aparências diferentes: a bonitinha de 1985, a destruída e decadente também de 1985 e a bonitinha de 1955. Nesta última, a cidade teve que ser reconstruída do zero e o custo ficou mil vezes maior do que no primeiro filme. Haja grana.

Do encanto submarino para o Halloween

Todos os figurinos usados no Baile do Encanto Submarino do primeiro filme foram perdidos, exceto o vestido usado por Lorraine, mãe do Marty interpretada por Lea Thompson. Lea foi a única do elenco a usar o mesmo vestido do baile no segundo filme. Ela curtiu tanto o vestidinho que o levou pra casa e, até hoje, suas filhas usam ele no Halloween. Não é o máximo?!

Aulas de reforço

Michael J. Fox teve que penar nas aulas de skate antes de começar a filmar as sequencias de De Volta Para o Futuro. Desde que haviam terminado as filmagens da primeira parte da trilogia, ele já tinha “esquecido” como andar de skate. Se ele andasse de bicicleta no filme, talvez tivesse sido mais fácil...

Prazer, Paradox

Assim como as celebridades se hospedam em hotéis usando nomes fictícios, De Volta Para o Futuro 2 foi filmado sob o codinome de Paradox. Vai entender...

A faculdade mais longa do mundo

Num dos primeiros roteiros escritos para a sequencia de De Volta Para o Futuro, Marty ia parar no ano de 1967 e trombava com os pais na faculdade. Porém, se você fizer as contas, George e Lorraine se formaram em 1955, no Baile do Encanto Submarino, o que significaria que 12 anos após a formatura do colégio, eles ainda estariam na faculdade..

Por Juliana Andrade

Atualizado em 15 Jan 2014.