Guia da Semana

Entre os dias 20 de outubro e 2 de novembro, acontece a 40ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, trazendo a mais de 40 endereços uma seleção mundial com 322 títulos, entre longas e curtas, inéditos e clássicos. Com tantas opções, nós sabemos como é difícil conseguir ingressos para certas sessões ou arrumar tempo para assistir a tudo. Mas não se preocupe: muitos filmes em cartaz no evento já têm data para estrear nos cinemas nos próximos meses. Saiba quais:

2016

2 de novembro

13 Minutos
(Elser, Oliver Hirschbiegel, Alemanha, 2015, 114 min)

Do mesmo diretor de “A Queda! As Últimas Horas de Hitler”, “13 Minutos” traz o ponto de vista de outro personagem histórico sobre a Segunda Guerra Mundial: Georg Elser, um carpinteiro que planejou o assassinato do Führer, mas fracassou. O filme mostra o que acontece a Elser após o atentado, quando ele é preso e reflete sobre suas motivações e seu plano.

3 de novembro

Canção da Volta
(Gustavo Rosa de Moura, Brasil, 2016, 92 min)

Longa de estreia de Gustavo Rosa de Moura, “Canção da Volta” narra o drama de um homem que descobre que sua esposa, mãe de seus dois filhos, tentou se suicidar. Quando ela retorna, a incerteza e a desconfiança tomam conta da casa.

Cinema Novo
(Eryk Rocha, Brasil, 2016, 90 min)

Vencedor do prêmio de melhor documentário (L’Oeil D’Or) em Cannes, “Cinema Novo” analisa o nascimento de um dos movimentos mais importantes do cinema brasileiro, explorando o lado político e artístico de seus representantes.

Curumim
(Marcos Prado, Brasil, 2016, 102 min)

Marcos Prado, diretor de “Paraísos Artificiais”, assina e dirige o drama documental sobre o traficante Marco “Curumim” Archer, o primeiro brasileiro na História a ser condenado à pena de morte e executado, na Indonésia.

10 de novembro

O Nascimento de Uma Nação
(The Birth of a Nation, Nate Parker, EUA, 120 min)

Com o mesmo título do clássico de 1915 de D.W. Griffith, “O Nascimento de Uma Nação” traz o ponto de vista oposto, narrando uma rebelião de escravos no sul do país norte-americano. O filme foi exibido em Sundance e faturou o maior acordo já fechado no festival, com a distribuidora Fox Searchlight, mas foi prejudicado nos meses seguintes por um processo judicial envolvendo o diretor Nate Parker.

O Ignorante
(Le Cancre, Paul Vecchiali, França, 2016, 110 min)

Com Catherine Deneuve e Mathieu Amalric, “O Ignorante” conta a história de um homem que tem uma relação difícil com o pai e tenta encontrar um rumo na vida, enquanto procura pela única mulher que realmente amou, Marguerite.

O Plano de Maggie
(Maggie’s Plan, Rebecca Miller, EUA, 2015, 98 min)

Com Greta Gerwig, Julianne Moore e Ethan Hawke, “O Plano de Maggie” acompanha a trajetória de uma mulher nos seus 30 anos que tem toda a sua vida planejada, mas precisa repensar seu caminho quando se apaixona por um homem casado. Quando as coisas não saem como o esperado, Maggie traça um novo plano para colocar sua vida novamente em ordem.

Quando o Dia Chegar
(Der Kommer En Dag, Jesper W. Nielsen, Dinamarca, 2016, 110 min)

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de dois irmãos que, após serem levados a um reformatório onde violências de todo o tipo eram praticadas nos anos 60, iniciam uma luta contra o diretor e sua tirania.


17 de novembro

Elle
(Paul Verhoeven, França, Alemanha, 2016, 131 min)

Representante francês no Oscar 2017 e indicado à Palma de Ouro, “Elle” traz uma protagonista incomum, interpretada por Isabelle Huppert. Cética, exageradamente sincera e prática, ela é violentada dentro de sua própria casa e, a partir daí, inicia um jogo de poder com seu agressor.

Um Estado de Liberdade
(Free State of Jones, Gary Ross, EUA, 2016, 139 min)

Dirigido por Gary Ross (“Jogos Vorazes”) e protagonizado por Matthew McConaughey, “Um Estado de Liberdade” volta suas lentes para a Guerra Civil Americana e conta a história de um agricultor sulista que se une a outros senhores e escravos para lutar pela separação da Confederação, por um Estado livre.

24 de novembro

Invasão Zumbi
(Busanhaeng/Train to Busan, Yeon Sang-Ho, Coreia do Sul, 2016, 118 min)

Fenômeno nas bilheterias orientais e amplamente elogiado por críticos internacionais, “Invasão Zumbi” (mais conhecido por seu nome americano, “Train to Busan”) aborda uma epidemia misteriosa que se espalha pela Coreia do Sul. Presos num trem que vai de Seul a Busão, um grupo de passageiros lutam para sobreviver.

8 de dezembro

O Ídolo
(Ya Tayr El Tayer, Hany Abu-Assad, Reino Unido, Palestina, Catar, Holanda, Emirados Árabes Unidos, 2015, 100 min)

Do diretor do premiado “Omar”, “O Ídolo” é uma comédia dramática que acompanha o sonho de um jovem cantor em Gaza de competir no programa de TV “Arab Idol”.

29 de dezembro

Animais Noturnos
(Nocturnal Animals, Tom Ford, EUA, Reino Unido, 2016, 115 min)

Premiado no Festival de Veneza, “Animais Noturnos” traz Amy Adams no papel da dona de uma galeria de arte que recebe, de seu ex-marido, um manuscrito de seu novo livro. Ao ler, ela descobre uma história de violência e vingança e começa a relembrar seu passado ao lado dele.

Belos Sonhos
(Fai Bei Sogni, Marco Bellocchio, Itália, França, 2016, 134 min)

Longa de abertura da 40ª Mostra, “Belos Sonhos” conta a história de Massimo, um jornalista que perdeu a mãe quando tinha nove anos, fato que nunca compreendeu. Depois de cobrir uma guerra, ele começa a sofrer ataques de pânico e se voltar para os mistérios de seu passado.

2017

26 de janeiro

A Garota Desconhecida
(La Fille Inconnue, Jean-Pierre e Luc Dardenne, França, Bélgica, 2016, 113 min)

Nomeado à Palma de Ouro, o novo filme dos irmãos Dardenne traz Adèle Haenel no papel de uma médica que se recusa a atender a campainha e, no dia seguinte, descobre que uma mulher morreu à sua porta.

16 de março

A Glória e A Graça
(Flávio Ramos Tambellini, Brasil, 2016, 97 min)

Uma mulher descobre que tem uma doença terminal e, como uma de suas últimas ações, decide reatar os laços com o irmão, que não vê há 15 anos. Ao encontrá-lo, ela descobre que ele assumiu uma vida e uma identidade completamente diferentes do que ela conhecia.

3 de agosto

David Lynch: A Vida de Um Artista
(David Lynch: The Art Life, Jon Nguyen, Olivia Neergaard-Holm, EUA, Dinamarca, 2016, 90 min)

O documentário sobre o cineasta americano explora a infância e a criação do artista até seus primeiros trabalhos, na esperança de compreender melhor sua visão como diretor.

Por Juliana Varella

Atualizado em 26 Out 2016.