Guia da Semana

2014 está chegando e, com ele, uma nova leva de filmes irresistíveis que não poderemos perder. Para abrir o apetite, o Guia da Semana selecionou alguns dos lançamentos mais esperados do ano – entre remakes, inéditos e sequências.

+ Confira o calendário de estreias de 2014
+ Veja as apostas do Guia para o Oscar 2014
+ Relembre os melhores filmes de 2013 (até agora)

Confira os 16 filmes que vão fazer sua cabeça em 2014:

A menina que roubava livros


O best-seller de 2006, escrito por Markus Zusak, finalmente encontrou seu caminho para as telas nas mãos de Brian Percival, com a delicada Sophie Nélisse no papel principal. A história da garota que resiste à Segunda Guerra Mundial graças à leitura e ao compartilhamento de livros chega aos cinemas em janeiro.

Ninfomaníaca


O novo filme do exagerado Lars Von Trier chegará aos cinemas em, pelo menos, duas partes, já que promete ter quatro horas ou mais. Depois de explorar a maldade, a loucura e o fim do mundo, o diretor decidiu se debruçar agora sobre o vício em sexo por diferentes pontos de vista. No centro, está a personagem Joe, vivida por duas atrizes: Stacy Martin e Charlotte Gainsbourg.

RoboCop: a Origem


Já que brasileiros gostam de subtítulos, o remake de “RoboCop” ganhou a extensão nada empolgante de “A Origem”. Apesar disso, estamos todos animados para ver o primeiro filme de José Padilha (Tropa de Elite) em Hollywood, com direito a um elenco forte composto por Gary Oldman, Michael Keaton e Samuel L. Jackson, além de Joel Kinnaman no papel do policial semi-andróide. Dedos cruzados para que seja um sucesso!

O Lobo de Wall Street


O cinema nos ensina que o crime não compensa. Mas o novo filme de Martin Scorsese, baseado na vida real de Jordan Belfort – com todas as suas riquezas, festas e dancinhas malucas – faz parecer que a vida de um golpista é algo próximo da perfeição. Mais uma vez trabalhando com o diretor, Leonardo DiCaprio assume o papel do acionista de Wall Street e encara uma ascensão meteórica até, é claro, ser caçado pelo governo federal.

Uma Aventura Lego

Numa paródia dos principais sucessos do cinema nos últimos anos, Uma Aventura Lego será o primeiro filme de animação cujos personagens e todo o universo são inspirados nos tradicionais brinquedos de construção. Emmet é um Lego comum, levado numa aventura por engano, ao pensarem que ele é o "Master Builder". Ao lado do Batman e do Superman, ele precisará provar seu valor e vencer o vilão.

The Zero Theorem


O novo filme de Terry Gilliam, diretor dos longas do grupo Monty Python e de aventuras surrealistas como “O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus”, deve chegar ao Brasil ainda no primeiro semestre. Com Christoph Waltz, Matt Damon e Tilda Swinton, “The Zero Theorem” conta a história de um hacker determinado a encontrar o sentido da existência, mas que é interrompido a todo o momento.

Noé


De tempos em tempos, um novo tema se torna tendência para as superproduções nos cinemas – já tivemos o “boom” de filmes sobre o fim do mundo, sobre super-heróis, sobre robôs... Neste ano, é a vez dos episódios bíblicos. “Noé”, dirigido por Darren Aronofsky, é o maior lançamento do gênero, e promete trazer uma interpretação diferente para a história do dilúvio, aparentemente concentrando-se nas disputas humanas que antecedem o evento.

Capitão América - O Soldado Invernal


Dando sequência a “Capitão América – O Primeiro Vingador” e a “Os Vingadores”, “O Soldado Invernal” traz às telas uma das histórias mais queridas do personagem dos quadrinhos, a do soldado Bucky Barnes, que foi parceiro de Steve Rogers antes de se tornar seu inimigo. A Viúva Negra, que já apareceu em outros filmes da Marvel, também terá papel de destaque.

Godzilla


O monstro japonês criado no pós-guerra ganha mais uma versão nos cinemas, desta vez com direção de Gareth Edwards – artista com experiência em efeitos visuais e com um longa de estreia chamado, não por acaso, “Monsters”. O novo Godzilla terá no elenco Aaron Taylor-Johnson e o eterno “Walter White”, Bryan Cranston.

X-Men – Dias de um futuro esquecido


Depois de ter um teaser divulgado em julho deste ano, no final de “Wolverine: Imortal”, o próximo filme da saga X-Men já se tornou um dos mais esperados de 2014. Como o título sugere, haverá uma mistura de tempos e, para delírio dos fãs, as duas gerações de mutantes se unirão numa missão única. É esperar para ver.

Malévola


Como resistir a um filme sobre a mais cruel das vilãs da Disney? “Malévola”, que não é uma animação, terá Angelina Jolie no papel da bruxa e Elle Fanning como a princesa Aurora. O diretor, Robert Stromberg, trabalhou na produção de Alice e é especialista em efeitos especiais.

O Espetacular Homem-Aranha 2


Andrew Garfield e Emma Stone voltam a interpretar os jovens Peter Parker e Gwen Stacy no segundo filme da nova saga do herói. Na aventura, dois vilões ameaçam a cidade: Rhino (Paul Giamatti) e Electro (Jamie Foxx).

Como Treinar seu Dragão 2


A nova animação da Dreamworks se passa cinco anos depois dos eventos do primeiro filme, quando Soluço conseguiu unir vikings e dragões. Agora, os moradores da aldeia de Berk apostam corridas sobre dragões adestrados, enquanto Soluço e Banguela partem para descobrir novos lugares e novos desafios.

Guardiões da Galáxia


A segunda fase do universo Marvel nos cinemas começou com Homem de Ferro 3 e Thor: O Mundo Sombrio – oferecendo já algumas pistas sobre o que acontecerá no próximo grande projeto da marca, “Guardiões da Galáxia”. O filme apresentará alguns personagens menos conhecidos do público, como o Colecionador, Star Lord, Drax, Rocket Racoon e Groot.

Jogos Vorazes - Mockinjay pt. 1


O último livro da trilogia Jogos Vorazes foi dividido em dois filmes e o primeiro deles chegará às telas no final de 2014. Depois das boas impressões deixadas por “Em Chamas”, a expectativa por “Mockinjay” será grande. Agora, a revolução estará nas ruas e não dentro dos Jogos, e Katniss precisará assumir seu papel como líder.

The Hobbit – Lá e de volta outra vez


O terceiro e último filme da trilogia “O Hobbit”, baseada no livro que antecedeu “O Senhor dos Anéis”, já tem seu público garantido desde o primeiro longa, lançado em 2012. Depois de encontrarem o dragão Smaug, Bilbo e seus companheiros anões precisam recuperar o trono de Erebor.

Por Juliana Varella

Atualizado em 17 Dez 2013.