Guia da Semana

A 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acaba no dia 4 de novembro, mas quem não conseguiu assistir a tudo o que queria ainda terá a chance de ver vários títulos nos cinemas, nos próximos meses. Confira 20 filmes que passaram pela Mostra devem estrear até meados do ano que vem:

A Floresta Que Se Move
(Vinícius Coimbra, Brasil, 2015, 99 min)

Previsão de estreia: 5 de novembro

Sinopse: Elias é um bem-sucedido executivo que trabalha em um grande banco privado do Brasil. Uma misteriosa mulher prevê seu futuro: ele se tornará o vice-presidente da empresa naquele mesmo dia e, em breve, será presidente. Ao saber da previsão, sua mulher, Clara, sugere que ele convide o atual presidente para jantar. Uma sequência de assassinatos é perpetrada pelo casal, deixando um rastro de sangue em seu caminho para o poder e tornando-os algozes e vítimas de seus próprios destinos. Leia a crítica completa.

Beira-mar
(Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, Brasil, 2015, 83 min)

Previsão de estreia: 5 de novembro

Sinopse: Martin e Tomaz passam um fim de semana imersos em um universo próprio. Alternando entre distrações corriqueiras e reflexões sobre suas vidas e sua amizade, os garotos se abrigam em uma casa de vidro, à beira de um mar frio e revolto.

Olmo e a Gaivota
(Petra Costa e Lea Glob, Brasil/ Dinamarca/ Portugal/ França, 2015, 82 min)

Previsão de estreia: 5 de novembro

Sinopse: Olmo e a Gaivota é uma travessia pelo labirinto da mente de Olivia, atriz que se prepara para encenar A Gaivota, de Tchekov. Quando a peça começa a tomar forma o que parecia ser encenação revela-se como a própria vida. Ou seria o inverso?

Aliança do Crime
(Black Mass, Scott Cooper, EUA, 2015, 122 min)

Previsão de estreia: 12 de novembro

Sinopse: Na região sul de Boston nos anos 1970, o agente John Connolly convence o mafioso irlandês James “Whitey” Bulger a colaborar com o FBI a fim de eliminar um inimigo em comum: a máfia italiana. O filme conta a história dessa inusitada aliança que saiu do controle, permitindo que “Whitey” se tornasse um dos gângsteres mais cruéis e perigosos da história dos Estados Unidos. Leia a crítica completa.

As Mil e Uma Noites: V.1, O Inquieto
(Miguel Gomes, Portugal/ França/ Alemanha/ Suíça, 2015, 125 min)

Previsão de estreia: 12 de novembro

Sinopse: Num país europeu em crise, Portugal, um realizador propõe-se a construir ficções a partir da miserável realidade na qual está inserido. Mas incapaz de descobrir um sentido para o seu trabalho, foge covardemente, dando o seu lugar à bela Xerazade. Ela precisará de ânimo e coragem para não aborrecer o Rei com as tristes histórias desse país! Com o passar das noites, a inquietude dá lugar à desolação e a desolação ao encantamento. Por isso, Xerazade organiza as histórias que conta ao Rei em três volumes.

Ninguém Ama Ninguém... Por Mais de Dois Anos
(Clovis Mello, Brasil, 2015, 87 min)

Previsão de estreia: 12 de novembro

Sinopse: O filme acompanha a vida de cinco casais no Brasil durante o início dos anos 1960. Se dentro da sociedade eles são considerados convencionais, na vida íntima as insatisfações e os desejos latentes fogem um pouco do moralismo. Baseado na obra de Nelson Rodrigues.

Três Lembranças da Minha Juventude
(Trois Souvenirs de Ma Jeunesse, Arnaud Desplechin, França, 2015, 123 min)

Previsão de estreia: 19 de novembro

Sinopse: Paul Dédalus se prepara para deixar o Tajiquistão. Ele se lembra da infância em Roubaix, do ataque de loucura da mãe, do laço que o unia ao irmão Ivan, uma criança devota e violenta. Lembra-se de fazer 16 anos, da viagem de seu pai à URSS, onde, em uma missão clandestina, deu a própria identidade a um jovem russo. Lembra-se também de si mesmo aos 19 anos, da irmã Delphine, do primo Bob, das festas com Pénélope, Mehdi e Kovalki, o amigo que ainda o trairia. Lembra-se dos anos como estudante em Paris e da vocação para a antropologia. Acima de tudo, Paul se recorda de Esther, o coração da sua vida.

Mistress America
(Noah Baumbach, EUA, 2015, 85 min)

Previsão de estreia: 19 de novembro

Sinopse: Tracy é uma solitária estudante que está começando a faculdade em Nova York. Sua rotina passa longe da excitante experiência universitária ou do estilo de vida glamouroso que tinha imaginado. Tracy é resgatada de sua decepção e seduzida pelos planos malucos de Brooke, uma aventureira moradora da Times Square que está prestes a se tornar sua meia-irmã.

Que Viva Eisenstein! - 10 Dias Que Abalaram O México (Eisenstein in Guanajuato, Peter Greenaway, Holanda/ México/ Finlândia/ Bélgica/ França, 2015, 105 min)

Previsão de estreia: 19 de novembro

Sinopse: Em 1931, no auge de seu poder artístico, o cineasta soviético Sergei Eisenstein viaja ao México para rodar um novo filme, Que Viva Mexico. Recém-rejeitado por Hollywood e sob crescente pressão para retornar à Rússia de Stálin, Eisenstein chega à cidade de Guanajuato.

Para o Outro Lado
(Kishibe no Tabi, Kiyoshi Kurosawa, Japão/ França, 2015, 128 min)

Previsão de estreia: 26 de novembro

Sinopse: Yusuke, marido de Mizuki, afogou-se no mar há três anos. Quando ele repentinamente volta para casa, ela não se surpreende. Em vez disso, Mizuki fica pensando por que ele demorou tanto tempo. Ela, então, aceita ser levada por Yusuke em uma jornada.

Califórnia
(Marina Person, Brasil, 2015, 91 min)

Previsão de estreia: 3 de dezembro

Sinopse: O ano é 1984. Estela vive a conturbada passagem pela adolescência. O sexo, os amores, as amizades: tudo parece muito complicado. Seu tio Carlos é seu maior herói, e a viagem à Califórnia para visitá-lo, seu grande sonho. Mas tudo desaba quando ele volta magro, fraco e doente. Entre crises e descobertas, Estela irá encarar uma realidade que mudará, definitivamente, sua forma de ver o mundo.

Sabor da Vida
(An, Naomi Kawase, Japão/ França/ Alemanha, 2015, 113 min)

Previsão de estreia: 3 de dezembro

Sinopse: Sentaro administra uma pequena padaria que serve dorayakis —panquecas recheadas com pasta de feijão azuki. Quando Tokue, uma velha senhora, se oferece para ajudá-lo na cozinha, ele aceita com relutância. Mas Tokue mostra ter mãos mágicas para fazer o doce. Graças à sua receita secreta, o pequeno negócio em breve floresce e, com o tempo, Sentaro e Tokue vão abrir seus corações para revelar mágoas antigas.

Tudo que Aprendemos Juntos
(Sérgio Machado, Brasil, 2015, 102 min)

Previsão de estreia: 3 de dezembro

Sinopse: Laerte é um músico promissor que sofre uma crise em plena audição para uma vaga na Osesp. Ele perde a chance de trabalhar na maior orquestra sinfônica da América Latina e, frustrado, vai dar aulas na favela de Heliópolis. Na escola, cercado por pobreza e violência, redescobre a música de forma tão apaixonada que acaba por contagiar os jovens estudantes. O filme narra o início da história da Orquestra Sinfônica Heliópolis —um projeto do Instituto Baccarelli— e é inspirado na peça teatral Acorda Brasil, escrita por Antônio Ermírio de Moraes (1928-2014).

Em Três Atos
(Lúcia Murat, Brasil/ França, 2015, 76 min)

Previsão de estreia: 10 de dezembro

Sinopse: Quando uma intelectual octogenária é confrontada com questões da velhice e da morte, ela relembra a perda de sua mãe, há três décadas. De forma poética, o filme mistura a dança contemporânea —interpretada por uma bailarina de 85 anos e por uma jovem dançarina em seu auge— com diálogos inspirados nos escritos de Simone de Beauvoir. Esta obra pretende revelar a crueza de um corpo velho, além de focar a diferença entre a experiência de perder alguém para a morte e o medo de morrer.

Body
(Cialo, Malgorzata Szumowska, Polônia, 2015, 90 min)

Previsão de estreia: 17 de dezembro

Sinopse: Na Polônia dos dias de hoje, um perito criminal, sua filha anoréxica e a terapeuta da garota —que acredita poder se comunicar com pessoas mortas— têm suas histórias entrelaçadas. Nessa trajetória, defrontam-se três abordagens radicalmente diferentes sobre o corpo e a alma.

Labirinto de Mentiras
(Im Labyrinth Des Schweigens, Giulio Ricciarelli, Alemanha, 2014, 124 min)

Previsão de estreia: 17 de dezembro

Sinopse: Frankfurt 1958. O jovem promotor público Johann Radmann encontra documentos que ajudam a iniciar um processo contra alguns membros da SS que serviram em Auschwitz. No entanto, os horrores do passado e a hostilidade demonstrada em relação ao seu trabalho deixam Johann à beira de um colapso. Para ele, é quase impossível encontrar o seu caminho em um labirinto em que todos parecem estar envolvidos ou serem culpados.

A Senhora da Van
(The Lady in the Van, Nicholas Hytner, Reino Unido, 2015, 104 min)

Previsão de estreia: 28 de janeiro

Sinopse: Baseado em uma história real, o longa conta a relação entre Alan Bennet, o roteirista do filme, e a singular senhora Shepherd. De origem desconhecida, ela estacionou sua van “temporariamente” em frente à garagem dele em Londres, e morou lá por 15 anos.

Son of Saul
(Saul Fia, László Nemes, Hungria, 2015, 107 min)

Previsão de estreia: 4 de fevereiro

Sinopse: Outubro de 1944, campo de Auschwitz-Birkenau. Saul Ausländer é um húngaro que integra o Sonderkommando, grupo de prisioneiros judeus forçados a ajudar os nazistas no extermínio em larga escala. Trabalhando nos crematórios, Saul descobre o corpo de um garoto que acredita ser seu filho. Enquanto o Sonderkommando planeja uma rebelião, Saul decide se lançar em uma tarefa impossível: salvar o corpo da criança das chamas, encontrar um rabino para o Kadish e dar ao menino um enterro apropriado.

Zoom
(Pedro Morelli, Brasil/ Canadá, 2015, 96 min)

Previsão de estreia: 31 de março

Sinopse: A quadrinista Emma trabalha em uma fábrica de bonecas e sonha em fazer um procedimento estético. Nas horas vagas, ela desenha uma história em quadrinhos sobre Edward, um diretor de cinema vaidoso e com um segredo debilitante sobre sua anatomia. Edward cria um filme sobre Michelle, uma aspirante a romancista que foge para o Brasil e abandona sua vida anterior como modelo. Michelle escreve um livro que conta a história de Emma, que trabalha em uma fábrica de bonecas...

A Bruxa
(The Witch, Robert Eggers, EUA/ Canadá, 2015, 92 min)

Previsão de estreia: Primeiro trimestre de 2016, sem data confirmada

Sinopse: Nova Inglaterra, 1630. Sob ameaça de ser excomungado da igreja, um agricultor deixa sua plantação colonial e se muda com a esposa e os cinco filhos para um terreno remoto no limite de uma floresta onde se esconde um mal desconhecido. Coisas estranhas começam a acontecer e os membros da família acusam a adolescente Thomasin de praticar feitiçaria, o que ela imediatamente nega. Com episódios cada vez piores, a fé, a lealdade e o amor da família são testados.

Por Juliana Varella

Atualizado em 8 Nov 2015.