Guia da Semana

O cinema está com tudo. Depois do Festival do Rio – que levou cerca de 300 filmes à cidade maravilhosa – e da 34ª edição da Mostra de Cinema de São Paulo, os cinéfilos podem se divertir com a programação do 4º Festival Internacional de Cinema de Paraty, que acontece de 10 a 15 de novembro.

Neste ano, o centro histórico mais charmoso do litoral fluminense receberá uma programação mais abrangente, apresentando o que está rolando de mais inovador na cena cinematográfica mundial.

A novidade deste ano é a mostra competitiva Novos Olhares, que traz oito longas de jovens diretores do mundo todo, com filmes inéditos no país competindo pelo prêmio de melhor filme. Após as exibições, haverá debates entre os representantes dos filmes e o público. Outra novidade é o Paraty Lab, um laboratório de idéias com aulas e oficinas ministradas por profissionais do audiovisual.

Na abertura do festival, a Retrospectiva Jafar Panahi exibe Isto Não é Um Filme, documentário realizado pelo diretor iraniano enquanto estava em prisão domiciliar. O público também poderá apreciar outras cinco produções do diretor.

Na Mostra Cine Tela, uma seleção dos melhores e mais recentes lançamentos no país reúne títulos para todos os públicos, como Um Gato em Paris, Uma Professora Muito Maluquinha, Trabalhar Cansa, Daquele Instante em Diante, Bruna Surfistinha e, especialmente para as crianças, A Viagem de Chihiro, O Castelo Animado e Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar, três longas do cineasta japonês HayaoMiyazaki.

Mais informações, no site oficial do 4º Festival Internacional de Paraty.

Por Mariana Viola

Atualizado em 1 Dez 2011.