Guia da Semana
Cinema
Por Renata Fernandes

5 filmes de boxe que você precisa assistir

De Rocky ao Menina de Ouro, confira uma lista imperdível de filmes de boxe que você precisa conhecer.

"Rocky, um Lutador" é o primeiro da série de sucesso "Rocky" (Divulgação)

Os treinamentos, o drama pessoal, o flagelo do corpo e o sangue espirrando na câmera. Não podemos esquecer, também, da cena principal, que mostra a superação de um homem, que cai, se levanta e acaba vencendo a luta. Estes elementos estão presentes nos principais filmes que têm o boxe como temática e que, por conta disso, acabam fazendo muito sucesso com roteiristas e espectadores.  

Confira a lista do Guia da Semana de alguns dos filmes de boxe mais épicos da história:

Rocky, um lutador (1976)


Ganhador de 3 estatuetas do Oscar, “Rocky, um lutador” é o primeiro filme da série “Rocky”. O longa conta a história de Rocky Balboa (Sylvester Stallone), um lutador de boxe medíocre que trabalha como "cobrador" de um agiota, e que tem a chance de enfrentar Apollo Creed (Carl Weathers), o campeão mundial dos pesos-pesados, que nada mais quer do que dar um golpe de publicidade. Mas Rocky decide treinar pra valer, sonhando apenas em terminar a luta sem ter sido nocauteado pelo campeão.

Touro Indomável (1980)

Apontado como um dos marcos do cinema na década de 80 e dono de 8 indicações ao Oscar, “Touro Indomável” conta a história de Jake LaMotta, lutador de boxe que teve o ápice de sua carreira nos anos 1940. Mesmo assim, a viu ser destruída por seu temperamento forte e violento, que ia muito além das cordas do ringue.

Menina de ouro (2004)

Premiado com 4 Oscars, o filme Menina de Ouro relata a história de Frankie Dunn (Clint Eastwood), um homem amargo e que já passou por muitas decepções na vida profissional. Acostumado a viver grandes emoções nos ringues, agora ele foi abandonado por seu melhor atleta e trabalha como empresário de lutadores de boxe medíocres e sem muito talento. Seu único amigo é Scrap (Morgan Freeman), que o apóia nesse momento complicado. A garçonete Maggie Fitzgerald (Hilary Swank) tem o sonho de se tornar uma lutadora de sucesso e pede a ajuda de Frankie, que recusa. Quando Maggie prova que fará tudo para ser uma campeã, o empresário permite que ela treine em seu ginásio e a ajuda na preparação para um importante e decisivo duelo em sua nova carreira.

Ali (2001)

Indicado a duas estatuetas do Oscar e a três categorias do Globo de Ouro, o filme Ali arrecadou cerca de U$ 10 milhões com ingressos apenas no seu lançamento. O longa apresenta a vida de Muhammad Ali, lutador americano considerado um dos maiores da história, desde seus primeiros dias como peso-pesado e sua conversão ao Islã até seu papel na luta contra o racismo e na Guerra do Vietnã nos anos 1960 e 1970.

O vencedor (2010)

Indicado a sete Oscars, “O Vencedor” recebeu o prêmio nas categorias de melhor ator e atriz coadjuvante. O filme conta a história real de "Irish" Micky Ward (Mark Wahlberg), um dos maiores boxeadores dos anos 1980, que depois de enfrentar muitas dificuldades e quase desistir, se tornou campeão mundial. 


Por Renata Fernandes

Atualizado em 3 Abr 2014.

Mais notícias

7 filmes do diretor David Lynch que você precisa assistir

Cinema

Os melhores filmes infantis de 2019... até agora

Cinema

10 filmes imperdíveis com alienígenas para quem gosta do gênero

Cinema

10 filmes europeus imperdíveis para assistir na Netflix

Cinema

"MIB: Homens de Preto - Internacional", "Dor e Glória" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta (13); Confira:

Cinema

Dia dos Namorados? 8 filmes para cultivar o amor próprio

Cinema