Guia da Semana

5 filmes de boxe que você precisa assistir

De Rocky ao Menina de Ouro, confira uma lista imperdível de filmes de boxe que você precisa conhecer

Os treinamentos, o drama pessoal, o flagelo do corpo e o sangue espirrando na câmera. Não podemos esquecer, também, da cena principal, que mostra a superação de um homem, que cai, se levanta e acaba vencendo a luta. Estes elementos estão presentes nos principais filmes que têm o boxe como temática e que, por conta disso, acabam fazendo muito sucesso com roteiristas e espectadores.  

Confira a lista do Guia da Semana de alguns dos filmes de boxe mais épicos da história:

Rocky, um lutador (1976)


Ganhador de 3 estatuetas do Oscar, “Rocky, um lutador” é o primeiro filme da série “Rocky”. O longa conta a história de Rocky Balboa (Sylvester Stallone), um lutador de boxe medíocre que trabalha como "cobrador" de um agiota, e que tem a chance de enfrentar Apollo Creed (Carl Weathers), o campeão mundial dos pesos-pesados, que nada mais quer do que dar um golpe de publicidade. Mas Rocky decide treinar pra valer, sonhando apenas em terminar a luta sem ter sido nocauteado pelo campeão.

Touro Indomável (1980)

Apontado como um dos marcos do cinema na década de 80 e dono de 8 indicações ao Oscar, “Touro Indomável” conta a história de Jake LaMotta, lutador de boxe que teve o ápice de sua carreira nos anos 1940. Mesmo assim, a viu ser destruída por seu temperamento forte e violento, que ia muito além das cordas do ringue.

Menina de ouro (2004)

Premiado com 4 Oscars, o filme Menina de Ouro relata a história de Frankie Dunn (Clint Eastwood), um homem amargo e que já passou por muitas decepções na vida profissional. Acostumado a viver grandes emoções nos ringues, agora ele foi abandonado por seu melhor atleta e trabalha como empresário de lutadores de boxe medíocres e sem muito talento. Seu único amigo é Scrap (Morgan Freeman), que o apóia nesse momento complicado. A garçonete Maggie Fitzgerald (Hilary Swank) tem o sonho de se tornar uma lutadora de sucesso e pede a ajuda de Frankie, que recusa. Quando Maggie prova que fará tudo para ser uma campeã, o empresário permite que ela treine em seu ginásio e a ajuda na preparação para um importante e decisivo duelo em sua nova carreira.

Ali (2001)

Indicado a duas estatuetas do Oscar e a três categorias do Globo de Ouro, o filme Ali arrecadou cerca de U$ 10 milhões com ingressos apenas no seu lançamento. O longa apresenta a vida de Muhammad Ali, lutador americano considerado um dos maiores da história, desde seus primeiros dias como peso-pesado e sua conversão ao Islã até seu papel na luta contra o racismo e na Guerra do Vietnã nos anos 1960 e 1970.

O vencedor (2010)

Indicado a sete Oscars, “O Vencedor” recebeu o prêmio nas categorias de melhor ator e atriz coadjuvante. O filme conta a história real de "Irish" Micky Ward (Mark Wahlberg), um dos maiores boxeadores dos anos 1980, que depois de enfrentar muitas dificuldades e quase desistir, se tornou campeão mundial. 

Atualizado em 3 Abr 2014.

Por Renata Fernandes
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

22 filmes para ver por até R$ 4 no Dia do Orgulho Nerd

"Batman: O Cavaleiro das Trevas" e "Harry Potter e as Relíquias da Morte" estão em cartaz por preços reduzidos

7 motivos para assistir ao novo “Piratas do Caribe – A Vingança de Salazar”

Quinto filme da série chega aos cinemas nesta quinta-feira, 25 de maio

Filme "Extraordinário", com Julia Roberts e Jacob Tremblay, ganha trailer emocionante

Longa inspirado no best-seller de R.J. Palacio estreia em novembro

20 Filmes que você vai querer ver nos cinemas em junho

"Mulher Maravilha", "A Múmia" e "Meu Malvado Favorito 3" estão entre os destaques do mês

Mostra itinerante exibe "Up - Altas Aventuras" e outros três filmes de graça em São Paulo

“Up – Altas Aventuras” e “O Sorriso de Monalisa” estão no cardápio do Cinemóvel Carrefour

Continuação de "Mamma Mia" é confirmada

Intitulado "Here We Go Again!", filme estreia em 2018