Guia da Semana

Muito mais que simplesmente cometer um crime, em um bom filme de gângster cria-se um estilo de vida. Homens ricos, bem vestidos, educados, com cabelos milimetricamente penteados com gel que, entre roubos e assassinatos, soltam frases de efeito que soam como lição de vida.

+ Conheça os principais personagens de Daniel Day-Lewis
+ Veja os grandes momentos de Tom Cruise no cinema
+ Confira as estreias no cinema

Com o lançamento de Caça aos Gângsteres, o Guia da Semana selecionou 5 filmes fundamentais para quem gosta do gênero e que não inclui o clássico O Poderoso Chefão, rei absoluto de todas as listas de filmes. Confira outras ótimas opções abaixo:

Scarface (1983)

Remake de um filme de 1932, Scarface é uma das produções mais violentas do gênero. Com direção de Brian De Palma e roteiro de Oliver Stone, o longa traz o mestre Al Pacino na pele do criminoso Tony Montana, um cubano exilado em Miami que se torna o chefe do tráfico de drogas. O filme foi também um dos primeiros grande trabalhos de Michelle Pfeiffer no cinema e é título fundamental na lista de qualquer cinéfilo, sobretudo pela polêmica atuação de Al Pacino.

Os Intocáveis (1987)

Mais um filme de Brian De Palma, Os Intocáveis já começa muito bem só com o elenco: Sean Connery, Robert De Niro, Andy Garcia e Kevin Costner. A trama se passa em Chicago, nos tempos da Lei Seca e traz De Niro interpretando o mestre da máfia italiana Al Capone, que atua na venda ilegal de bebidas alcoólicas.

Os Bons Companheiros (1990)

Dirigido por Martin Scorsese, o clássico Goodfellas - no Brasil, Os Bons Companheiros- se passa em Nova York e mostra o personagem de Ray Liotta realizando o sonho de se tornar um gângster. Ele se une a James Jimmy Conway, mais um personagem mafioso de Robert De Niro, e conquista seu espaço se envolvendo em golpes cada vez maiores e ganhando muito dinheiro.

Os Infiltrados (2006)

Outro trabalho de Martin Scorsese, Os Infiltrados traz Jack Nicholson como um chefe da máfia, o que já é o suficiente para incluir o filme em qualquer lista. Leonardo DiCaprio interpreta um jovem policial que tem como missão se infiltrar no crime organizado, onde ganha a confiança de Frank Costello (Nicholson) e vive a aflição de ter vida dupla. O filme ganhou quatro Oscars em 2007, incluindo melhor filme e melhor direção.

Gomorra (2008)

Gomorra foi dirigido por um legítimo italiano, Matteo Garrone, que levou o Grand Prix no Festival de Cannes. Tão legítimo que mostra as entranhas do crime organizado e a trajetória de garotos pobres que se tornam mafiosos. Ótimo filme de gângster, porém sem o glamour e os ternos bem cortados dos outros da lista. O longa é uma adptação do livro homônimo do jornalista Roberto Saviano que teve contado com integrantes da máfia napolitana Camorra.

Atualizado em 31 Jan 2013.