Guia da Semana

Demorou, mas finalmente o universo da internet – com seus blogueiros, youtubers e influenciadores digitais – caiu no gosto dos roteiristas e se tornou o novo cenário favorito das produções voltadas para o público jovem (pelo menos no Brasil). A mais recente delas é a comédia romântica “Amor.com”, estrelada por Isis Valverde e Gil Coelho, que você poderá conferir nos cinemas no dia 1º de junho.

O filme, dirigido por Anita Barbosa, não é exatamente um retrato fiel do mercado, mas sim um exagero cômico de figuras um tanto genéricas, que se encontram e desencontram seguindo o formato clássico da comédia romântica. Temos, portanto, a youtuber (ou “vlogueira”, como o roteiro prefere) de moda que é uma mistura de modelo, personal stylist, jornalista e empreendedora super-cool (e riquíssima) que se apaixona pelo nerd que faz bicos de T.I., grava um programa caseiro sobre games e ainda mora com a mãe.

Na vida real, talvez fosse mais provável o “nerd de T.I.” fosse o personagem mais bem-sucedido da dupla, mas, para efeito de narrativa, vamos supor que ela é a “dama” e ele, o “vagabundo”.

Apesar de escolher um caminho seguro e previsível, o filme arrisca algumas reflexões bem pontuadas sobre o mercado de internet – como, por exemplo, o fato de que sorrir em todas as fotos, comparecer a todas as festas e se preocupar com cada elemento que aparece relacionado à sua imagem não são mera futilidade, mas sim parte do trabalho (e que seu dinheiro depende diretamente disso).

O que falta é sutileza para trabalhar essas questões, além de um equilíbrio entre os dois protagonistas: se ela é mostrada como uma “divindade” da internet, ele é alguém que não leva o próprio trabalho a sério, nem é capaz de respeitar o dela. Essa dualidade acaba tornando a discussão óbvia demais e o desfecho, frustrante. “Amor.com”, porém, é acima de tudo uma comédia romântica e, como tal, cumpre todos os requisitos: é fofa, é leve, tem todas as viradas necessárias e um final feliz. Se é isso que você procura, então vá em frente e você não irá se arrepender.

Conheça 25 filmes brasileiros que você vai querer ver em 2017

Lançamentos incluem filmes de terror, animações, biografias e muitas comédias

28 Comédias que você verá nos cinemas em 2017

Produções brasileiras aparecem em peso entre os lançamentos do gênero

Confira as estreias da semana nos cinemas

Veja o que chega às principais salas do país nesta quinta-feira

Por Juliana Varella

Atualizado em 9 Mai 2017.